Ocorreu neste sábado (12), na cidade espanhola de Valência, o Prêmio Goya de 2022. Conhecida por ser o “Oscar espanhol”, a cerimônia reuniu artistas reconhecidos internacionalmente no Palau de Les Arts Valencia. O bom patrão, filme protagonizado por Javier Bardem, dominou a noite. O longa concorreu em 20 categorias, estabelecendo um recorde na premiação. Venceu seis, incluindo melhor filme, diretor e ator.
Cate Blanchett recebeu o recém-criado International Goya. Segundo a própria organização, a categoria foi criada para reconhecer personalidades que contribuem para o cinema como arte que une espectadores e culturas em todo o mundo.
O vencedor de melhor filme internacional no Oscar de 2021, Druk – mais uma rodada, levou o prêmio de melhor filme europeu. Concorrendo com outros cotados para a premiação norte-americana, como Bela vingança, Adeus, Idiotas e O homem ideal.
A vencedora na categoria de melhor atriz foi Blanca Portillo por sua atuação em Maixabel. Ela concorreu com Emma Suárez, Petra Martínez e Penélope Cruz.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.