O dia de São Valentim, ou Valentine's Day, é celebrado anualmente em 14 de fevereiro, nos Estados Unidos e algumas regiões na Europa. Aproveitando a data, o Correio separou filmes para cada tipo diferente de 'valentine' possa usar a data norte americana como justificativa para passar a noite juntinha com a pessoa amada.
A origem da comemoração tem diversas versões. O Valentine's day é comemorado entre pessoas queridas, então apesar de casais celebrarem, é comum que amigos troquem cartões, por exemplo.
Uma das histórias conta que um bispo, Valentim, no século III, no Império Romano, realizava casamentos mesmo com a proibição do imperador Claudio II, ele acreditava que homens solteiros eram melhores soldados. O bispo acabou preso e condenado à morte. Jovens deixaram flores e bilhetes em apoio ao mártir. Há, ainda, versões que conectam a data ao primeiro dia de acasalamento dos pássaros.
A data migrou para os Estados Unidos, em 1840, quando Esther Howland vendeu cerca de US$ 5 mil em cartões para o dia. No Brasil, 12 de junho, dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, foi escolhido para representar o dia dos namorados, no entanto, Valentine's day vem ganhando mais adeptos no país.
Correio lista algumas indicações de Valentine's Day
Lisbela e o prisioneiro
Lisbela e o prisioneiro, dirigido por Guel Arraes, é uma adaptação da peça de teatro homônima de Osman Lins. Lisbela (Débora Falabella) está noiva, quando Leléu (Selton Mello) chega à cidade. O casal passa por obstáculos em uma trama repleta de personagens únicos. O filme está disponível na plataforma de streaming Globoplay.
Idas e vindas do amor
Idas e vindas do amor é um filme lotado de estrelas hollywoodianas em diferentes histórias que se desenrolam durante o Valetine’s day e está disponível na Netflix. Nomes como Jessica Alba, Bradley Cooper, Jamie Foxx, Jennifer Garner, Taylor Swift, Taylor Lautner, Anne Hathaway, Emma Roberts, Julia Roberts são só alguns dos nomes de peso do longa de 2010. Ótima escolha para solteiros celebrando com os amigos.
Hitch - conselheiro amoroso
Para aqueles que não tem tanta destreza na arte da sedução, a escolha é Hitch - conselheiro amoroso. Will Smith dá vida ao personagem-título, nesta comédia romântica de 2005, em que o “doutor do amor” ensina homens com baixa auto-estima a conquistar mulheres, com lições de dança, moda e dicas de como ser boa companhia. O longa também está na Netflix.
Me chame pelo seu nome
Elio (Timothée Chalamet) está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais a bela e ensolarada paisagem italiano como pano de fundo. Tudo muda com a chegada de Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai. Me chame pelo seu nome pode ser visto na Netflix.
*Estagiária sob a supervisão de Pedro Ibarra
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.