Televisão

Curta! e Curta!On celebram 100 anos da Semana de Arte Moderna

Programa irá trazer seis atrações sobre nomes do modernismo em uma maratona de documentários que ajudam a conhecer um pouco mais um dos movimentos mais importantes da arte brasileira

Correio Braziliense
postado em 08/02/2022 17:08 / atualizado em 08/02/2022 17:10
Autorretrato de Tarsila do Amaral, um dos nomes mais importantes do modernismo no Brasil -  (crédito: Reprodução)
Autorretrato de Tarsila do Amaral, um dos nomes mais importantes do modernismo no Brasil - (crédito: Reprodução)

O Curta! e o Curta!On exibem uma programação especial para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A programação começa no próximo domingo (13/2), às 13h, mesmo dia em que se iniciou a Semana de 1922.

Com sinal aberto até o final deste mês, o canal disponibiliza programação que pode ser acompanhada de maneira gratuita na internet, no site do canal (canalcurta.tv.br/Viainternet). Seis atrações sobre grandes artistas modernistas foram reunidas numa maratona que será exibida no canal, dentre eles Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Mário de Andrade. O programa Revista Curta! vai ao ar no mesmo dia, às 17h45, trazendo entrevistas sobre o tema. Entre as atrações, o cineasta Marcelo Machado, será entrevistado. Ele vem produzindo um documentário sobre a Semana de Arte Moderna, que será exibido com exclusividade no Curta!

A Semana de Arte Moderna ocorreu há cem anos e teve início em 13 de fevereiro, encerrando no dia 18 do mesmo mês, no ano de 1922. O Theatro Municipal de São Paulo abrigou o evento, que juntou diversos artistas brasileiros do início do século 20. Durante o evento, foi discutida a necessidade de uma renovação artística na cultura brasileira. O acontecido acabou sendo um grande marco nas artes e alguns participantes se tornariam futuramente grandes artistas brasileiros.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação