música

Depois do hit 'Teu popô', Hodari celebra o Rio de Janeiro em novo trabalho

Depois do sucesso de 'Teu popô' e do EP 'Praya e sol', Hodari dá início a nova fase da carreira e faz parcerias com nomes como Di Ferrero e Luísa Sonza

Pedro Almeida*
postado em 08/02/2022 00:01 / atualizado em 08/02/2022 12:01
Hodari fez disco que mescla funk com outros ritmos -  (crédito: Fernando Schalpfer)
Hodari fez disco que mescla funk com outros ritmos - (crédito: Fernando Schalpfer)

Em 2018, o hit Teu popô seria lançado e mudaria para sempre a carreira do músico Hodari. A faixa, divisora de águas, estourou pelo Brasil e abriu diversas portas para que o multiartista alçasse grandes voos. Com novo EP Praya e sol lançado em dezembro de 2021 e, atualmente, vivendo em São Paulo, Hodari conta ao Correio sobre a nova fase da carreira.

Para Hodari, tudo começou em 2007, em Brasília. À época, com o artista ainda no ensino médio, o estilo emo, vertente de rock nascida nos Estados Unidos, começava a dominar a grande mídia brasileira. Bandas como Nx Zero e Fresno não saíam dos ouvidos da geração obcecada pela MTV. Na capital, diversas bandas surgiram e se uniram em uma cena forte e coesa. Entre elas, a banda Skarto, a qual Hodari integrava como guitarrista, alcançou sucesso local. A febre emo foi intensa, mas não tão perene. Em 2011, a banda se dissolveu.

Hoje, a vida de Hodari dá uma volta completa ao colocá-lo na banda de Di Ferrero, líder da finda Nx Zero. De acordo com o músico, acompanhar o ídolo é um sonho, mas também importante pela representatividade: "Dentro da cena emo, havia pouquíssimos negros. Eu não me enxergava, quando criança, nessas bandas. Estar ocupando esse lugar ao lado do Di Ferrero é pensar que, se eu tivesse visto alguém como eu nessa posição quando eu tinha 15 anos, isso teria me ajudado bastante", afirma Hodari.

Após a vida de roqueiro, mas sem se distanciar completamente da guitarra, Hodari desenvolveu trabalhos como modelo, tatuador e estilista. Hoje, além da música, nunca abandonada, o artista conta com marca própria de roupas e diversas tatuagens na conta. Amparado nesses pilares, em 2018, de forma despretensiosa, o artista deu vazão ao lado musical ao lançar Teu popô. A música, que mescla funk carioca e guitarra, alavancou o músico a um patamar inesperado. Lançada em fevereiro, a faixa se tornou hit de carnaval.

Em julho daquele mesmo ano, Hodari se mudaria para São Paulo para dar continuidade ao trabalho iniciado com Teu popô. A canção ganhou um remix pelo projeto Poesia Acústica e já soma 82 milhões de visualizações. De acordo com o artista, a decisão de ir para a capital paulista se deu porque "Brasília tem um teto um pouco baixo para quem quer viver das artes. A cidade estava pequena para mim". Apesar disso, ele tem fé nos artistas locais: "É uma cidade com terreno muito fértil, mas os artistas não se unem para levantar uma cena. É tudo muito espalhado", completa o músico.

Em dezembro de 2021, após um breve hiato musical, O EP Praya e sol chegou às plataformas digitais. Para quem conhece as origens brasilienses do artista e a atual vida na cidade cinza de São Paulo, há um fator inesperado no álbum: a obra soa carioca. O título não esconde a intenção, tampouco o clipe da faixa-título, que foi gravado nas praias do Rio de Janeiro. De acordo com Hodari, "O EP soa assim porque as minhas raízes são cariocas. Tenho família na cidade. Todos os verões da minha vida, férias, carnaval sempre foram no Rio de Janeiro. Tenho uma vivência grande lá".

O compositor se debruçou sobre a paixão pela capital fluminense para produzir as faixas: "Eu quis contar sobre esse cenário lindo, a beleza, a praia, o lifestyle, o flerte e todos os signos do verão. Eu quis sintetizar de forma musical o Rio de Janeiro. Eu tento levar a praia para os lugares onde não tem". Com quatro faixas e influências do funk, pop e R&B, o EP mostra a facilidade de Hodari em passear pela música sem se preocupar com rótulos.

Ir para São Paulo o fez abrir o leque e desenvolver parcerias. Além de tocar guitarra para Di Ferrero, Hodari compôs canções em conjunto com Luísa Sonza, Urias, Vitão e Luccas Carlos. "É uma experiência enriquecedora estar com artistas tão grandiosos. Estou sempre aprendendo de uma forma muito pura", conta o artista. A carreira solo, claro, não fica de lado. Para o novo ano que se inicia, Hodari promete, ainda sem grandes detalhes, um novo álbum para brindar os fãs.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação