Televisão

Roda viva: jornalista e escritor Ruy Castro é o entrevistado desta segunda (7/2)

Ruy Castro é o convidado do programa Roda vida para conversar sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 22

Correio Braziliense
postado em 03/02/2022 12:01
 (crédito:  Chico Cerchiaro)
(crédito: Chico Cerchiaro)

O escritor e jornalista Ruy Castro será o entrevistado da semana no programa Roda Viva, que vai ao ar na próxima segunda-feira (7/2), às 22h. O autor discutirá o centenário da Semana de Arte Moderna de 22, além de outros assuntos. O programa, comandado por Vera Magalhães, será transmitido pelo canal TV Cultura.

Conhecido pelas falas polêmicas e provocadoras, Ruy Castro se sentará no centro da roda para bater um papo sobre a Semana de 22. De acordo com o autor, a importância do evento é superdimensionada. Longe de ser revolucionária, a ocasião simplesmente sequestrou para São Paulo o movimento artístico que já se espalhava pelo país, e não teve importância fora da capital paulista. Além disso, o jornalista aponta que diversos escritores, que à época criticavam a Academia Brasileira de Letras (abo), não demoraram a buscar um lugar entre os acadêmicos.

Ruy Castro é um jornalista, biógrafo e escritor brasileiro. Nascido no ano de 1948 em Caratinga, Minas Gerais, ainda na infância mudou-SE para o Rio de Janeiro. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), porém não atuou na área. Como jornalista, trabalhou em grandes veículos paulistas e cariocas. Editou diversos livros biográficos sobre personalidades como Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, além de escrever obras sobre a história da bossa nova e sobre o bairro de Ipanema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação