Estreias

Cheia da graça, num monte de dinheiro

Entre as estreias da semana nas salas de cinema está a continuação de Tô ryca!, sucesso com Samantha Schmütz, e a ficção científica Moolfall

Ricardo Daehn
postado em 03/02/2022 00:01
 (crédito:  Pandora Filmes/Divulgação)
(crédito: Pandora Filmes/Divulgação)

Enriquecer e empobrecer, do nada - assim é definida a trajetória da protagonista da comédia Tô ryca! 2, na visão do motorista Grácio (Rafel Portugal), que acompanha, na fartura e na pobreza, a patroa Selminha (Samantha Schmütz). Mais de cinco anos depois de puxar um público superior a 1 milhão de pagantes aos cinemas, a atriz de Vai que cola e Minha mãe é uma peça tem, na nova empreitada em filme, uma concorrente: Evelyn Castro assume, na trama, o papel de uma descarada impostora que pretende acabar com a rentável comunhão entre Selminha e a montanha de cédulas verdinhas que foram herdadas a partir da existência de um tio.

Com as loucuras e os disparates numa escala absurda, Selminha (Schmütz) vai experimentando toda a sorte de gestos inconsequentes, protegida pelo escudo da rotina abastada. Arranja apelidos para as faxineiras da mansão em que vive (pela ordem, Tendinite, Artrite e Artrose) e esbraveja lemas como "riqueza é amplitude" e "dinheiro refresca", além de enlouquecer com o limitado dote do namorado Ruben, que só tem a lhe oferecer "carne, osso, cabelo e coração". Recomendando bariátrica no globo ocular de quem lhe deposita olho gordo, ela desfila a riqueza, enquanto anda pela comunidade em que viveu, à sua época de frentista.

Diretor de filmes como Altas expectativas e Um tio quase perfeito, Pedro Antônio volta ao veículo para o estrelato de Samantha Schmütz, com um roteiro de altos e baixos criado por Fil Braz. Maliciosa, frenética, falastrona e impulsiva, Selminha conta com interessante grupo de conhecidos que incluem (além do namorado interpretado por Marcelo Mello Jr.), o casal de amigos Luane (Katiuscia Canoro) e Nico (Anderson Di Rizzi). Quem rouba a cena, entretanto, é Selminha 2, homônima da protagonista, interpretada por Evelyn Castro (do Porta dos Fundos e da novela Quanto mais vida, melhor!). Selminha 2, com uma cara de louca legítima, ambiciona tomar, na Justiça, tudo o que foi adquirido pela ex-nova rica do primeiro filme, agora na corda bamba, prestes a encarar o retorno à pobreza.

Com os bens temporariamente bloqueados, a Selminha Oléria Silva original até tenta apelações à corte — mas só aumenta o transtorno, com erros primários, em confusões primárias como a de se dirigir à "meritíssima" figura com inesperado "meretriz". O erro é uma das senhas para o retorno ao cotidiano mais modesto, cercado de diversão em feijoada, passeios por salão de beleza de subúrbio e a defesa de uma nova bandeira: "Ostentar é super brega".

Num rebote da vida boa, Selminha vai seguir, num paralelo com a música da trilha sonora Lá vem o Brasil descendo a ladeira, uma trajetória de queda. É nesse ponto, quando não há mais como esconder a situação, que a personagem central dá a volta e propicia bons momentos para a intérprete Samantha Shmütz. Alguns debates sutis fazem parte da postura da personagem capaz de criticar o pobre capitalista "que oprime o oprimido", expor as dificuldades dos menos favorecidos e pavimentar uma revolução por meio de mutirão na comunidade.

Claro que os choques de realidade com a nova condição de pobre trazem momentos impagáveis como o do contato com a toalha de banho comparada à maciez de cactus, a preocupação com a "subsistência" do tratamento capilar, diante do orçamento diário de R$ 30 (na divisão do salário mínimo ao que Selminha passa a ter direito), e a falta de classe, ao experimentar um vinho — na base do "vira, vira, vira; virou". Nos ápices das medidas de economia, Selminha considera a possibilidade de fritar cutícula, "para comer carne", e até de desmembrar a dupla Maiara & Maraisa, para ter um orçamento viável como pretendida atração de uma festa.

À deriva?

Fora de órbita, a lua toma o rumo da Terra, no mais recente filme de Roland Emmerich — Moonfall — Ameaça lunar, que estreia hoje na capital. Com Independence day e O dia depois de amanhã, o diretor alemão coletou, respectivamente, bilheterias de US$ 817 milhões e US$ 544 milhões.

Terremotos e tsunamis criados para cenas do filme apontam que o mais inesperado está por se instalar na vida da humanidade e dos atentos personagens de Patrick Wilson, Halle Berry e John Bradly.

Jo (Halle) e Brian (Wilson) são ex-astronautas que se juntam ao cientista K.C. Houseman (Bradly, de Game of thrones), a fim de localizarem um antigo ônibus espacial, a postos para uma missão que pode trazer esperanças para os terráqueos. O novo filme de Emmerich teve orçamento de US$ 140 milhões.

 

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