O ADG Awards 2022 anunciou nesta segunda-feira (24/1) os indicados ao prêmio que homenageia os maiores destaques de design de produção do ano. Os longas Cruella, Duna, Ghostbusters: mais além, Shang-Chi e a lenda dos dez anéis e Cavaleiro verde disputam na categoria Filme de fantasia, enquanto 007 - Sem tempo para morrer, A lenda de Candyman, Não olhe para cima, Em um bairro em Nova York e A filha perdida foram nomeados para concorrer na premiação que consagra o Filme Contemporâneo. O evento é organizado pelo Sindicato dos Diretores de Arte dos Estados Unidos e ocorrerá no dia 5 de Março, em Los Angeles.
O prêmio de Filme de época tem Beco do pesadelo, Licorice pizza, A crônica francesa, Amor, sublime amor e The tragedy of McBeth como concorrentes.
Entre as produções destinadas para televisão, há um grande domínio de projetos feitos pelos serviços de streaming. Loki (Disney+), Perdidos no espaço (Netflix), The witcher (Netflix), Fundação (Apple), e The great (Hulu) competem na categoria Séries de uma hora de época e Fantasia. O fenômeno Round 6 (Netflix) concorre junto de The morning show (Apple), The handmaid's tale (Hulu), Yellowstone (Paramount) e Succession (HBO) ao troféu de Séries contemporâneas de uma hora.
O streaming foi predominante também nas indicações em Filmes para tv ou Minissérie, com Wandavision (Disney+), Halston (Netflix), The underground railroad (Prime Video), Mare of Easttown (HBO) e The white lotus (HBO), sendo nomeados no evento. No total, somente quatro dos 15 indicados não são produções exclusivas para plataformas digitais.
A Disney ganhou destaque na categoria Filme animado, que vai para a disputa do prêmio com as animações Encanto, Luca e Raya e o último dragão, contra Sing 2 (Illumination) e A família Mitchell e a revolta das máquinas (Netflix).
Os vencedores serão anunciados no dia 5 de março, em Los Angeles.