Após ser internada na manhã de quinta-feira (20/1) em estado grave em decorrência de sequelas respiratórias causadas por uma infecção de covid-19, a atriz Elizângela, de 67 anos, apresentou melhora no estado de saúde. De acordo com o empresário da artista, Lauro Santanna, ela está consciente e a saturação apresentou melhora, no entanto segue em quadro de alerta.
“Falei por volta das 14h com a filha dela, que é quem está acompanhando de perto a situação, e ela me passou essas informações. Ela ainda está na sala vermelha porque tem a parte respiratória mais sensibilizada porque já teve um enfisema pulmonar, mas está com a saturação bem melhor e estabilizada”, disse Santanna ao O Globo.
Elizangela foi socorrida pelos profissionais do Hospital Municipal José Rabello de Mello, em Guapimirim, na Baixada Fluminense (RJ), com “muita falta de ar” e oxigenação baixa. Ela foi diagnosticada com covid-19 em 12 de janeiro, mas o vírus já não está ativo no organismo dela. No entanto, as consequências respiratórias seguem ativas.
A prefeitura de Guapimirim informou que a atriz já havia ido ao hospital na semana passada, ao se sentir mal. Na ocasião, Elizangela foi atendida, medicada e teve alta. Na quinta, ela retornou ao centro de saúde em estado mais grave, sendo encaminhada à sala vermelha, onde os médicos conseguiram estabilizá-la.
Antivacina: Atriz levanta suspeita de que não está vacinada
Desde que Elizangela foi internada, as redes sociais foram invadidas por comentários que afirmavam que a artista não havia se vacinado. No Instagram, a atriz mantém um forte posicionamento contra a vacinação obrigatória.
Em 18 de dezembro de 2020, Elizangela publicou uma imagem em que há uma vacina e a frase “Penetração forçada sem consentimento é estupro”. Na legenda, ela disse que o corpo dela seguia as próprias regras.
Na quinta (21/1), a assessoria da artista afirmou que ela é “bem rebelde” e radicalmente contra a vacinação. Já o empresário dela informou que nem ele, nem a filha de Elizangela, sabem se ela se vacinou contra a doença.
“Ela é uma pessoa muito alegre, alto astral, não gosta de falar sobre doença. Daí, não sabemos ou não. Nunca tivemos esse tipo de conversa”, disse.
Mesmo com a incerteza, usuários das redes sociais aproveitaram o caso para alertar outras pessoas que resistem à imunização, gratuita, sobre os riscos da doença. “A vacina é importante, não acreditem em fake news. A vacina reduz enormemente as chances de complicações por covid”, escreveu uma usuária no Twitter.
“Isso é muito triste. Uma atriz tão maravilhosa quanto a Elizângela internada em estado grave porque é negacionista. É algo que não tem como entender”, lamentou outro perfil.