O ator Elliot Page fará parte da equipe de produção do documentário com tema transgênero Nel Mio Nome ("Em meu nome", em tradução literal) do diretor e produtor italiano Nicolò Bassetti como seu produtor executivo.
O documentário, que terá estreia mundial durante o próximo Festival de Cinema de Berlim na seção Panorama Dokumente, conta a experiência pessoal de Bassetti com a transição de gênero de seu filho, Matteo.
Os personagens do documentário, Nico, Leo, Andrea e Raff — cujas idades variam de 20 a 30 anos — vêm de diferentes partes da Itália e iniciam sua transição de gênero de uma identidade feminina para masculina em diferentes momentos de suas vidas.
De acordo com a sinopse, os personagens enfrentam com ousadia todos os obstáculos de um mundo estritamente binário. Alcançar uma vida plena e digna é uma questão de sobrevivência. Eles precisam ser resolutos, extremamente pacientes e não podem deixar passar o lado engraçado de toda a questão.
“O que se destaca para mim em Nel Mio Nome é a maneira como ele apresenta de maneira tão artística e intencional todas as diferentes peças que compõem a identidade de uma pessoa”, disse Page em um comunicado.
“É uma meditação sobre a humanidade trans e nunca vi outro filme como esse”, acrescentou o ator, produtor e ativista. “Saber que Bassetti consultou seu filho trans durante toda a produção é tão bonito para mim, e acho que a experiência vivida e a contribuição são claras na perspectiva do filme. Estou honrado por estar a bordo e mal posso esperar para que todos vejam”, completou.
“Minha experiência pessoal como pai me permitiu, como diretor, encontrar a autoconfiança necessária para abordar os protagonistas desta história, mergulhar em suas emoções e estabelecer uma relação íntima construída sobre confiança e cumplicidade. Sou verdadeiramente grato a Elliot por adicionar sua perspectiva vivida para ajudar nosso filme a encontrar seu caminho no mundo”, disse Bassetti.
Nel Mio Nome é produzido pela empresa de Bassetti, Nuovi Paesaggi Urbani e Art of Panic de Marcello Paolillo e Lucia Nicolai. O documentário foi apoiado pelo fundo de produção cinematográfica Regione Emilia Romagna da Itália.