O cantor britânico Calum Scott, vencedor do Britain's Got Talent 2015, vem estreitando laços com o Brasil desde 2016. Naquele ano, Scott foi responsável, ao lado de Ivete Sangalo, por cantar Transformar, a música-tema das Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Agora, alguns anos depois, o britânico divide os vocais do single Da primeira vez (From the first time) com o brasileiro Bryan Behr, marcando a primeira colaboração internacional do catarinense.
Calum Scott já havia cantado em francês e na língua de sinais americana, no entanto, esta é a estreia do artista no português. "Foi um prazer cantar com o Bryan em português, ele tem uma voz linda e é um ótimo professor. Tem sido uma ótima experiência me reconectar com meus fãs brasileiros", elogia Scott em entrevista ao Correio.
"A música fala sobre as primeiras vezes. Todos nós nos lembramos do primeiro beijo ou da primeira vez que conhecemos aquela pessoa que faz nosso coração bater mais forte", explica. "Quando escrevi a letra, eu estava tentando imaginar aquele amor perfeito, em que você conhece a pessoa certa e ela faz você sentir aquelas coisas maravilhosas", relembra o músico, que também é coautor da canção.
"Da primeira vez também traz esperança para as pessoas que ainda não encontraram o amor, porque elas vão pensar: 'Quando eu encontrar a pessoa certa, essa música será sobre mim' e eu acho isso muito especial", pontua o cantor. Apesar de ser dono de versos românticos como: "Na primeira noite que acordei na sua casa tudo pareceu certo / Eu torci e rezei para que não fosse a última vez", Scott revela que ainda não encontrou o amor. "Eu ainda estou esperando pelo amor. Talvez esteja no Brasil, quem sabe!", brinca.
"Eu me lembro de quando eu e Bryan postamos o primeiro vídeo de Da primeira vez e tiveram centenas e centenas de comentários de fãs brasileiros. Foi incrível receber tantas mensagens no meu Instagram de novos fãs brasileiros que me conheceram por conta do Bryan e que agora amam o que eu faço e ouvem a minha música", garante. "Eu tenho implorado para voltar ao Brasil desde a apresentação nas Paraolimpíadas", afirma o britânico, que se apresentou na cerimônia de abertura do evento em 2016, ao lado de Ivete.
Projetos solo
Preparando-se para a estreia do próximo álbum, Calum Scott lançou, recentemente, as faixas Biblical e Rise. "Biblical é, basicamente, uma música em que digo para as pessoas o quanto eu amo elas, mas não consigo colocar em palavras. É um amor que toma proporções bíblicas", elucida o cantor. "Eu trabalhei na letra de Biblical através da tela do meu computador, com o James Bay e outros compositores, a distância. Quando chegou a hora de gravar a música, foi a primeira vez que pude sair de casa em meses, por conta do lockdown do Reino Unido", recorda o músico, que gravou a canção no histórico estúdio Abbey Road, em Londres.
Já Rise, segundo o compositor, nasceu de um lugar de frustração. "Eu estava triste que não podia sair de casa, viajar para todos esses países maravilhosos e cantar para os meus fãs. No entanto, eu queria sair dessa situação da melhor forma possível", conta.
"Todo mundo tem enfrentado tempos horríveis recentemente e eu queria escrever algo que inspirasse as pessoas, as motivasse de novo a correr atrás dos seus sonhos, de sonhar alto, viajar, amar uns aos outros e acho que Rise cumpre esse papel muito bem. Faz você querer sair e ir atrás dos seus sonhos de novo", opina o músico.
O próximo disco será o segundo da carreira de Calum Scott, sucedendo Only human, lançado em 2018. "Meu segundo álbum definitivamente foi difícil de escrever, porque eu tive toda a minha vida para escrever o primeiro e depois eu tive essa louca aventura durante os últimos três ou quatro anos. Aí, foi tipo: 'Sobre o que eu quero falar agora?'. Eu sinto que o primeiro álbum foi quando eu estava tentando achar o meu lugar e me descobrindo", aponta o cantor.
"Tantas pessoas se identificaram com a música do Only human e o disco se tornou uma corda salva-vidas para tantas pessoas que eu tinha o dever e a missão de continuar escrevendo músicas muito honestas e sinceras", compartilha.
Apesar das dificuldades que encontrou para gravar o novo disco, o cantor está feliz com os resultados. "Eu nunca me senti tão Calum Scott como agora. Eu me sinto mais confiante, feliz e pronto para dominar o mundo. Eu me sinto mais forte, sei o que eu quero dizer, então esse segundo álbum tem confiança e crescimento, e acho que é uma foto exata de onde estou agora. Eu me sinto contente e feliz, só quero sair por aí e cantar esse álbum para todo mundo", comenta o artista.
"O primeiro álbum foi um pouco maluco e é como se fosse uma versão mais nova minha. Agora, eu sinto que amadureci um pouco e finalmente estou pronto para enfrentar o mundo como Calum Scott, o cantor", finaliza.
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco