DIVERSIDADE

Thammy Miranda revela como se sentiu após ser chamada de ‘ela’ por Gretchen

O deslize foi registrado em um vídeo publicado pelo vereador, no qual a cantora chama o filho, um homem trans, por um pronome feminino. O comentário foi recebido com críticas

O vereador de São Paulo e homem trans Thammy Miranda (sem partido) saiu em defesa da mãe, Gretchen, após a artista ser alvo de críticas por se referir ao filho com um pronome feminino nesta quinta-feira (6/1). Em um vídeo publicado no Instagram do político, a rainha do bumbum diz “ela” ao citar uma fala do filho. Thammy afirmou que a palavra “escapa de vez em nunca” e que a mãe “não faz por mal”.

“Escapa às vezes. É normal, ela não faz por mal. São 32 anos chamando de ela. Ela super me respeita e me vê como homem, mas escapou. Eu poderia ter apagado ou nem postado (o vídeo), mas não vi sentido. Tudo é um processo…Escapa de vez em nunca”, declarou o vereador ao site Em Off.

O vídeo em que o deslize ocorreu foi feito quando Thammy visitou a mãe, no fim de semana, no Pará, local em que mora com o marido Esdras de Souza. No registro, o político filma Gretchen vestida com biquíni e comenta a forma malhada da artista. “E eu com esse bucho ó”, diz Thammy. A mãe dele gargalha. “Imagina quando eu tiver uns 80, que ela falou, como eu vou estar muito melhor”, rebate Gretchen, ao usar o pronome feminino. Veja:

Nas redes sociais, a declaração dividiu opiniões. Alguns usuários afirmaram que Gretchen “nunca aceitou” a verdadeira identidade de gênero do filho. Outros aproveitaram a situação para destilar comentários LGBTFóbicos. “Ela não mentiu, a verdade dói”, escreveu um usuário. “Continua sendo ela mesmo se mudando por fora”, escreveu outro.

Por outro lado, a cantora recebeu apoio de outros usuários. “Ela já chamou Thammy pelo pronome masculino centenas de vezes na mídia. Ela merece toda indulgência possível porque é mãe, e pode confundir às vezes por costume”, defendeu um usuário. Nas redes sociais, a artista sempre se refere a Thammy como “filho” ou “ele”.

Thammy Miranda se declarou homem transexual em 2014 e, logo após, passou a fazer terapia hormonal para adquirir aparência lida como masculina. Em 2017, ele conseguiu alterar o gênero na certidão de nascimento e, em 2020, se tornou pai de Bento Miranda, filho gerado por fertilização in vitro com a esposa Andressa Ferreira.

Também em 2020 foi o ano em que Thammy se tornou o primeiro homem transexual a ser eleito para uma das cadeiras de vereador da Câmara Municipal de São Paulo, com 43.321 votos. Eleito pelo Partido Liberal (PL), o político anunciou a saída da sigla em 30 de novembro, após a filiação do presidente Jair Bolsonaro na legenda.

Saiba Mais