Para entender as comemorações é necessário saber a origem da data. O Dia do Quadrinho Nacional é uma homenagem ao que acredita-se que foi a primeira história em quadrinhos publicada no Brasil. No dia 30 de janeiro de 1869, o ítalo-brasileiro Angelo Agostini assinou a série de histórias ilustradas intituladas As aventuras de Nhô Quim ou impressões de uma viagem à corte na revista A vida Fluminense. A publicação foi a matriz do que se tornariam os quadrinhos no Brasil.
"Como o Nhô Quim era um personagem de ficção em uma narrativa gráfica seriada, convencionou-se que este foi o primeiro personagem do quadrinho brasileiro", explica Ciro Inácio Marcondes. Segundo o especialista, Angelo Agostini era um jornalista, ilustrador, caricaturista e quadrinista, além de crítico ferrenho do regime escravocrata e monarquista que foi pioneiro nesse tipo de arte no Brasil com personagens como Nhô Quim e posteriormente com o aventuresco Zé Caipora. "Foi um dos primeiros não só de caráter brasileiro, mas mundial a fazer um determinado tipo de história em quadrinhos", aponta o professor.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.