O resultado do 17° programa Oi de patrocínios culturais incentivados, são divulgados nesta quarta-feira (26/1), pela Oi e o Oi futuro. Programa teve projetos realizados por todo o Brasil, os quais vão compor a programação do centro cultural Oi futuro, no Rio de Janeiro, nos anos de 2022 e 2023.
A divulgação dos selecionados faz parte das celebrações dos 20 anos do Oi futuro, instituto de inovação e criatividade para impacto social da Oi, que promove o edital desde 2003 e conta com mais de 2500 projetos apoiados em seu histórico. Os recursos do programa são usados para custear de maneira parcial ou total os projetos de várias naturezas artísticas aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo cultural, tais como festivais, exposições, espetáculos e outras apresentações criativas.
Esta edição traz uma grande novidade, a de que todos os projetos premiados, de seis estados (BA, CE,PA, RN, RS, RJ) e do Distrito Federal, irão expandir as ações no Centro cultural Oi futuro, em um centro de conexões artísticas de escala nacional, para que a troca de ideias seja fortalecida. A seleção, objetiva agrupar iniciativas que dão notoriedade a diversidade, que estimulam as novas cenas artísticas e propõem experiências híbridas, imersivas e novos formatos para interagir com o público, por conta das dificuldades que o cenário pandêmico carrega.
“Com o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, o instituto contribui para a inovação da produção cultural brasileira, instigando novas linguagens, tecnologias e formatos, e também aposta na democratização da cultura como instrumento de transformação social e de construção de futuros mais diversos e inclusivos”, discorre Sara Crosman, presidente do Oi Futuro, em material de divulgação. “Esta edição do programa celebra o aniversário do instituto, que há duas décadas antecipa movimentos da sociedade e traduz o compromisso da Oi com questões sociais, integrando a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia e endereçando de forma efetiva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, completa a presidente.
Confira os programas selecionados
Novíssimos lab - Bahia
Plataforma de aceleração da novíssima cena artística brasileira e da cadeia sonora, com foco na amplificação das novas vozes negras e periféricas.
Radioca - Bahia
O projeto promoverá uma experiência híbrida de ocupação com artes visuais, audiovisual, música e performance, combinando pesquisa e comunicação.
Anima Ceará - Ceará
Festival de Animação, Game e Web com palestras e workshops para fomentar troca de experiências entre público de animação, games e novas mídias.
Favela sounds - Distrito Federal
O festival conecta a indústria criativa de periferias a agentes de mercado e artistas, com oportunidades de inclusão produtiva a jovens realizadores.
Latinidades - Distrito Federal
Festival de mulheres negras da América Latina em formato híbrido, com plataforma de literatura, moda, audiovisual, artes visuais, atividades infantis e conhecimento.
Amazônia mapping - Pará
O festival promove obras audiovisuais expandidas por meio de macroprojeções em cidades da Amazônia, conectando mundo real, metaversos, realidades virtual e aumentada.
Serasgum labverde - Pará
Unindo o Labverde e o Se Rasgum, o projeto vai selecionar artistas para uma residência na floresta, que vai culminar em um espetáculo inédito de som e imagem.
Mada - música alimento da alma - Rio Grande do Norte
O festival é uma plataforma de cultura e empreendedorismo, com foco na equidade de gênero e programação voltada para a representatividade feminina.
Morrostock - Rio Grande do Sul
Em formato híbrido, o festival conta com shows, oficinas, teatro, vídeo mapping, rodadas de negócios, pitchings e residência de cocriação produtiva.
Mate - música, arte, tecnologia e educação - Rio Grande do Sul
Encontro internacional de arte e economia criativa com programação híbrida, incluindo apresentações artísticas, showcases, palestras, rodadas de pitching e outras atividades.
Ai - ambiente imersivo - programação
Instalação audiovisual imersiva com um jogo de espelhos, projeções e sensores de movimento, que juntos criam um efeito singular de imersão e interação do público.
Residência artística MMS - programação
Residência artística de formação profissional com foco nas mulheres atuantes no cenário da sonoridade popular brasileira.
Queremos Lab - programação
Com um line up de artistas periféricas, lgbtqia+, negros e mulheres de várias regiões do país, o projeto prevê uma série de apresentações artísticas on-line e presenciais.
Semana preta de 22 - Rio de Janeiro
Festival multicultural e multiplataforma composto de intervenções de artistas pretos da poesia, artes visuais, fotografia, música, dança e moda.
Cine bike in - Rio de Janeiro
Projeto de exibições promovidas com bicicletas que geram energia para a projeção. Exibição de curtas em 10 cidades de pequeno porte do RJ sem salas de cinema.
Festival Brasil: Avenida de possibilidades - Rio de Janeiro
O Festival reúne coletivos da área da Avenida Brasil, com exposição na Favela da Maré e intervenções artísticas em pontos de ônibus e passarelas distribuídas nos 58 km da via.
Zona de propulsão - Rio de Janeiro
Plataforma híbrida e gamificada de inovação, tecnologia, games e arte, que promove a diversidade e acessibilidade.
Anos-luz - programação
A exposição apresentará obras interativas do coletivo francês Le Collectif Scale e do brasileiro Pedro Veneroso, explorando arte, ciência e tecnologia.
Terra desce - programação
Peça teatral da Aquela Cia, solo teatral com atuação de Eduardo Moscovis, texto de Pedro Kosovski e direção de Marco André Nunes, dando continuidade à Trilogia Carioca.
Angu - programação
O espetáculo teatral mergulha no universo do corpo do homem gay negro, com dois atores gays e negros em cena, Alexandre Paz e Orlando Caldeira, e direção de Fabrício Boliveira.
O planeta lilás - programação
Musical infantil baseado na obra de Ziraldo e uma homenagem aos 90 anos do célebre autor infantil, comemorados em 2022.
Ultrasonidos - programação
Com residências artísticas que conectam artistas da América Latina, o festival desdobra sua programação com apresentações, debates e conteúdos multiplataformas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.