Música

Embaixada de Israel traz projeto sobre músicos mortos no holocausto

Programas de rádio homenageiam, nesta quinta-feira (27/1), músicos judeus com canções compostas durante o holocausto

Correio Braziliense
postado em 26/01/2022 11:05
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O músico Israelense Amit Weiner, em parceria com a embaixada de Israel, apresenta, nesta quinta-feira (27/1), a partir das 13h, o projeto Música em tempos de tragédia. O programa revive a obra dos compositores judeus que morreram durante a Segunda Guerra e vai ao ar pela Rádio Justiça, na frequência 104,7 FM.

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto será lembrado no programa A hora do maestro, da Rádio Justiça, com 50 minutos de músicas assinadas por compositores que estiveram encarcerados em campos de concentração. A apresentação é de Cláudio Cohen. O programa Harmonia, da Rádio MEC, também dedica edição especial à data, a partir das 20h, na frequência 87,1 FM.

Weiner investigou os arquivos do Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, para coletar as histórias e músicas. Por lá, descobriu compositores e músicos judeus que viveram em guetos e acampamentos. Em um gueto na Lituânia, a música era proibida, mas os prisioneiros contrabandearam um piano. Eles o desmontaram e passaram cada peça do instrumento separada para depois montarem novamente.

Nos programas, as músicas resgatadas serão intercaladas com mais histórias sobre a vida dos grandes artistas que viveram esse período, considerado por muitos uma das maiores tragédias da humanidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação