Chega ao catálogo da HBO Max na segunda-feira (24/1) o documentário Os Beatles e a Índia, dirigido pelo escritor e jornalista indiano Ajoy Bose. O longa registra a passagem da banda britânica na cidade de Rishikesh e a imersão de três anos na cultura indiana.
O filme mostra desde o primeiro contato de George Harrison com a cítara, durante as filmagens da comédia Help!, até o uso do instrumento na música Norwegian wood, do álbum Rubber soul (1965). Harrison é um dos principais responsáveis pela introdução da cultura à banda e um dos pontos altos da produção são os registros da jovem amizade entre George e o famoso mestre da cítara Ravi Shankar. O documentário mostra o impacto e influência da banda na juventude do país.
Raras imagens de arquivo, fotografias, entrevistas e filmagens locais remontam os passos de John, Paul, George e Ringo na busca por inspiração na Índia e o diretor parece ter entrevistado todas as pessoas que eles encontraram e todos os lugares pelos quais passaram.
O documentário não tem músicas da banda de Liverpool. A trilha foi composta pelo compositor Benji Merrison e gravada no Abbey Road Studio 2, a lendária casa de gravação dos Beatles, alem de Budapeste, Hungria e Pune, na India.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.