Literatura

Canal Curta! celebra a cultura latino-americana em nova produção

A série ‘O lobo do lobo e a literatura latino-americana’, que estreia na próxima quinta-feira (6/1), abordará a produção literária através do olhar de autores contemporâneos da América Latina

Correio Braziliense
postado em 02/01/2022 11:00
 (crédito: Divulgação/Curta!)
(crédito: Divulgação/Curta!)

O canal Curta! dará início à programação de 2022 celebrando a cultura latino-americana. Na primeira quinta-feira do ano (6/1), às 21h30, a emissora estreará a série O lobo do lobo e a literatura latino-americana. Ao longo de cinco episódios, o seriado inédito abordará a produção literária através do olhar dos autores contemporâneos Conceição Evaristo, Mariana Enriquez, Jorge Volpi, William Ospina e Inés Bortagaray e suas respectivas referências.

O primeiro episódio conta com a presença da escritora mineira Conceição Evaristo, que compartilhará detalhes da vivência que teve no mundo literário como mulher, negra e oriunda de uma família pobre. Conceição é professora universitária e autora conceituada, mas até hoje luta para que as perspectivas pessoais não sejam apagadas diante de um espaço dominado majoritariamente por homens brancos. Ao longo dos anos, a trajetória da mineira sofreu interseção com a de outra autora, de geração anterior: Carolina Maria de Jesus, nascida em 1914.

Os demais capítulos narram outros encontros entre escritores de diferentes gerações. A série apresentará a escritora e jornalista Mariana Enriquez, que fala sobre a identificação com Silvina Ocampo, o escritor mexicano Jorge Volpi, que revela a admiração por Carlos Fuentes, o colombiano William Ospina, que lembra a importância de Gabriel Garcia Márquez e a uruguaia Inés Bortagaray, que conversa sobre Mario Levrero.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação