Um eterno looping. Se a aparência de 2021 foi essa, o cinema, como reflexo dos tempos, entrou no embalo. Godzilla vs. Kong, Pinóquio, Mortal Kombat e Amor, sublime amor, todos filmes exibidos ao longo do ano, reativam memórias de produções de cinema que atravessam décadas. Balizado por continuações e remakes, o cinema — que por momentos teve as salas interditadas, frente a pandemia — resistiu, emplacando produtos como Matrix resurrections e Homem-Aranha: sem volta para casa, este tornado a maior bilheteria desde o início da pandemia.
Apostas certeiras, em tempos instáveis, reconsiderar os universos de animações se mostrou um êxito, como confirmaram Os Croods 2: Uma nova era, A família Addams 2 — pé na estrada e O poderoso chefinho: Negócios da família. Surfando no mais do mesmo, as produções de atores de carne e osso — a exemplo de Cruella, Velozes & furiosos 9 e Halloween kills. Deixando a comodidade na Jamaica, o agente James Bond voltou às telas, na 25ª aventura, e a última encabeçada por Daniel Craig. Também resgatados da aposentadoria, personagens referenciais desfilaram a presença na aventura saudosista Ghostbusters: mais além.
Mesmo quando arrojado, no caso da visão do diretor Denis Villeneuve para o clássico escrito por Frank Herbert, nos anos de 1960, Duna estreou em outubro, amortecendo o fiasco da versão de 1984 assinada por David Lynch. Filões rentáveis da sétima arte, como o do universo dos quadrinhos e o do mero terror e suspense (empregado em Invocação do mal 3 e Um lugar silencioso parte II), apostaram igualmente em fórmulas consagradas.
Em lançamento alinhado com as plataformas, Viúva Negra chegou às telas em julho, enquanto o universo da DC nos cinemas foi chacoalhado por O Esquadrão suicida, que reergueu o time comandado por personagens como Arlequina.
Saiba Mais
Novos ares
Primeiro protagonista asiático com estrondo no panorama da Marvel, o expoente do kung fu Shang-Chi e a lenda dos 10 anéis foi encabeçado por Simu Liu, que fez jus ao personagem criado por Jim Starlin, há quase 50 anos.
A Ásia também despontou nos bastidores da feitura de Eternos, comandado pela chinesa Chloé Zhao, que já havia mostrado mais do que serviço à frente de Nomadland que, com uma trama ligada a instabilidades financeiras, faturou prêmios Oscar de filme, direção e melhor atriz (Frances McDormand). Na mesma festa do Oscar, a inglesa Emerald Fennell foi consagrada pelo talentoso roteiro de Bela vingança, protagonizado por Carrie Mulligan, tristemente deslumbrante num enredo sobre o inferno interior por traumático contato com feminicídio.
Foi também pelo tema do luto que duas produções internacionais jogaram holofotes sobre os talentos de talentos femininos: vencedora da Taça Volpi de melhor atriz em Veneza, Vanessa Kirby, de Pieces of a woman, chegou à reta final do Oscar, com retrato de uma enlutada mãe, enquanto a diretora Jasmila Zbanic, com Quo vadis, Aida?, trouxe a segunda indicação para o Oscar internacional para a Bósnia-Herzegovina.
Numa pegada infinitamente mais leve, atrizes queridas no cenário brasileiro tiveram momentos reluzentes em 2021. Com Depois a louca sou eu, Débora Falabella encampou desventuras amorosas. Já Lucicreide vai pra Marte trouxe o talento de Fabiana Karla. Também muito distanciado da pasmaceira dos roteiros hollywoodianos, o diretor Wes Anderson — com o habitual estilo cartunesco — mais uma vez encantou, desta vez à frente de A crônica francesa.
Costura sentimental
Sem papas na língua, o diretor Ridley Scott arriscou alto com o retrato do clã fora dos padrões, em Casa Gucci, com visibilidade, dada a participação de Lady Gaga no elenco. Ainda no mundo da moda, meses antes de morrer, Pierre Cardin, aos 98 anos, pôde conferir, no Festival de Veneza, o longa O império de Pierre Cardin, exibido no Brasil em janeiro. Na fita, pesa a capacidade do estilista em integrar culturas diversas, por meio de tecidos e moldes. A celebração do jornalismo e dos filmes fixados na realidade vieram em alto e bom tom por meio de longas como Oito presidentes 1 juramento — A história de um tempo presente, de Carla Camurati, e A última floresta, que deu destaque a indígenas. Polêmico, o rockstar e vocalista da banda Charlie Brown Jr. foi homenageado, em Chorão: marginal alado.
Vozes negras de relevância cobriram 2021 de engajamento e sabedoria. Na lista, Marighella (numa versão equilibrada, sob a ótica de Wagner Moura) cravou sabedoria num roteiro que sobrepujou a virtual guerra de ânimos da direita e esquerda. Enquanto Judas e o Messias Negro, de Shaka King, revigorou a luta do ativista Fred Hampton, Doutor Gama (assinado por Jeferson De) revelou sóbria narrativa sobre o abolicionismo. Outros relevantes registros vieram com o nacional Pixinguinha: um homem carinhoso e o filme que reposicionou Will Smith no topo — King Richard: criando campeãs.
Na linhagem do cinema brasiliense, King Kong em Asunción trouxe para a telona, em 2021, a premiada atuação do talento local Andrade Júnior. Explorando temas como autoconhecimento e confiança, a diretora Cibele Amaral emplacou nos cinemas Por que você não chora?. Também do Centro-Oeste, vieram Valentina e o ousadíssimo Vento seco, no qual Daniel Nolasco revela a explosão de desejos homossexuais. Sob moldes de uma cidadezinha conservadora, Aly Muritiba concebeu um enredo de autoaceitação, no belo Deserto particular.