A cantora Mariana Nolasco completa 10 anos de canal no YouTube em 2021. Uma das pioneiras no Brasil na gravação de covers musicais para a plataforma, a youtuber acumula 11 milhões de seguidores nas redes sociais e 500 milhões de visualizações no canal. Ela celebrou a data com live especial, documentário sobre a carreira e música nova, Mais uma estrela, disponível nas plataformas digitais.
Paulista de Campinas, mas radicada em Mogi Guaçu, Mariana gravava em segredo, no computador da mãe, versões com voz e violão de músicas que gostava. Os vídeos da então tímida menina de 13 anos ficavam armazenados sem que ninguém tivesse acesso. As amigas, à época, descobriram o tesouro escondido e, com elogios, incentivaram que os vídeos fossem compartilhados com o mundo. “Eu procurava ouvir aquilo (os incentivos). Se eu mostrasse para os meus pais, eu não teria esse incentivo, então mostrei para as pessoas certas”. A dúvida surgiu entre se expôr ou não. Era “o impulso do coração lutando contra o ego”, segundo a cantora.
Hoje, aos 23 anos, e não tão tímida, Mariana trocou a webcam da mãe por vídeos gravados por equipes profissionais e shows por todo o Brasil. Se, por um lado, o escopo da carreira cresceu e alcançou um patamar inimaginável, por outro, a essência continua a mesma vista no quarto em Mogi Guaçu: “(No início) Era eu, meu violão e o computador. Hoje, por mais que tenha pessoas maravilhosas trabalhando comigo, se eu não estiver centrada e sabendo o que eu estou entregando, nada adianta. É preciso ter a mesma entrega, que vem de um lugar de sinceridade”.
Em dezembro de 2011, após postar o primeiro vídeo, a música Way back into love, do filme Letra e música, o plano era dar sequência ao canal com releituras de canções existentes. Atualmente, Mariana assina várias das músicas que canta. Sobre ter se descoberto compositora, reflete: “Eu acho que sempre fui (compositora), mas não sabia que eu era. Todos nós somos compositores, atores, cantores, artistas. A partir do momento que você dá vazão a uma emoção e consegue expressar aquilo que se sente, você faz uma obra de arte. O problema é que as pessoas são muito afastadas da conexão com o sentimento”.
Releituras
Mesmo com canções autorais, Mariana não deixa de lado as releituras e faz questão de apresentá-las junto às originais, como nos projetos Mariana Nolasco sessions 1 e 2, lançados em 2020 e 2021, respectivamente.
Dentre as comemorações, Mariana lançou, no dia 17, em todas as plataformas digitais, o novo single chamado Mais uma estrela. A letra retrata o sentimento de luto e dor causado pela perda de alguém. No momento atual do mundo, é impossível não fazer a conexão com a pandemia. “Nestes últimos dois anos, a gente entrou em contato com essa dor e entendeu melhor o que ela causa nas pessoas. Mesmo eu não tendo passado por isso neste momento, eu já passei e sei o que é viver o luto. Essa música vem como um abraço, um carinho na cabeça de todos que precisam”, afirma Mariana.
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira