Televisão

Tv Cultura estreia documentário sobre a vida de Aracy de Carvalho

Aracy de Carvalho foi brasileira responsável por salvar diversos judeus durante o Holocausto

O canal TV Cultura exibe, nesta quinta-feira (16/12), às 20h30, o documentário inédito Aracy: a mulher que desafiou o nazismo. O filme conta a história da brasileira Aracy de Carvalho e a saga para salvar diversos judeus na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Após o divórcio, a paranaense Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa se mudou para a Alemanha na década de 1930. Por falar quatro línguas, conseguiu nomeação para o consulado brasileiro em Hamburgo como chefe da seção de passaportes. A entrada de judeus no Brasil, à época, era proibida. Aracy ignorou o decreto e passou a ceder vistos para facilitar o êxodo. Dessa forma, conseguiu salvar diversas pessoas da prisão e do Holocausto. Ainda na Alemanha, Aracy conheceu o escritor Guimarães Rosa, com quem se casou.

O documentário da repórter Lais Duarte detalha tal período com acesso a documentos históricos e raros, além do acervo de fotos da família. Entre os entrevistados, estão historiadores e netos de Aracy.

Aracy foi agraciada com o título “justa entre as nações”, dado por Israel a não-judeus que ajudaram a salvar vidas de judeus durante o período do Holocausto. O "anjo de Hamburgo", como ficou conhecida, morreu em 2011 aos 102 anos.