A exposição Ilhas desconexas, do artista carioca Sanagê, está aberta para visitação no Museu de Arte de Brasília (MAB). A instalação pode ser visitada até o dia 31 de março de 2022. O Museu abre de terça domingo, das 9h às 21h e a entrada é gratuita.
Um total de 36 esculturas laranjas foram penduradas por cabos de aço no centro do espaço. Com o uso de roldanas, os visitantes podem mover as peças e interferir na instalação. Cada movimento criará um novo olhar para o todo da obra. O formato agrega o público e cria uma proposta lúdica.
As peças no teto se assemelham a grandes clipes de papel, formato recorrente nas obras do artista. Sanagê é fascinado pelo objeto, que remete ao tempo que passou em agências de publicidade e revistas. O deslumbre pelo pequeno arame de metal e pela cor laranja podem ser percebidos em seus trabalhos.
O artista Sanagê Cardoso é carioca, mas veio para Brasília aos 18 anos. Aspirante a fotógrafo, formou-se em Artes Visuais pela Faculdade Dulcina de Moraes. Trabalhou na área por diversos anos até se entender artista plástico. Com um curso de serralheria, aprendeu a moldar metais e passou a produzir as peças em aço observadas no trabalho atual.