A Festa dos Yabás, homenagem às entidades ancestrais femininas da cultura de terreiro, acontece neste sábado (18/12), a partir das 8h, na Praça dos Orixás. Shows, feiras, oficinas e oferenda compõem a programação. A entrada é gratuita.
Dentro da cultura tradicional de terreiro, a Festa dos Yabás se destina a honrar o feminino. Seis orixás são homenageados: Iansã, a deusa dos raios, das chuvas e das tempestades; Oxum, a dona das águas doces; Nanã, senhora das águas paradas e do barro; Ewá, guerreira e valente caçadora das matas; Obá, representante das águas revoltas dos rios e Iemanjá, rainha dos mares. Além do feminino, o evento pretende valorizar as culturas ancestrais de matriz africana.
Nesta edição, as oferendas jogadas ao Lago Paranoá serão totalmente biodegradáveis. O novo formato mantém a prática tradicional, mas se atenta à questão ambiental, que ganhará foco na celebração. A natureza está intimamente ligada aos orixás.
Parte do calendário anual de ocupação da Praça dos Orixás, o evento, organizado pelo instituto Rosa dos Ventos traz à luz o descaso que o ambiente vive. Alvo de atos depredatórios movidos por racismo e discriminação religiosa, o espaço não recebe a atenção necessária. Desde o último ataque, a imagem de Ogum segue depredada e não há indícios de restauração.
Programação completa da Festa dos Yabás
Palco
8h - Roda Jeje;
8h30 - Roda Nagô;
9h - Roda Ketu;
9h30 - Roda Umbanda;
10h - Roda Angola;
11h - Cortejo das Yabás;
13h - Roda com Samba da Comunidade;
14h30 - Roda de Capoeira;
16h30 - Roda de Samba com Teresa Lopes;
18h - Dança do Fogo com Bando Matilha;
18h30 - Orquestra Alada Trovão da Mata.
Feiras
8h às 19h - Feira de Artesanato Afro;
A partir das 12h - Feira Gastronômica.
Espaço Erê
10h - Oficina Curumim;
11h - Oficina Bê-a-Bá do Berimbau;
16h30 - Oficina Casa de Fita.