Ângela Cristina, mãe de Maria de Lourdes, relata as queixas e alegrias de acompanhar e guiar a filha adolescente durante essa fase efervescente da vida. O jeito de mãe coruja acaba por fazer com que Malu, como prefere ser chamada, se sinta oprimida, mas, ao mesmo tempo, precise do apoio de Ângela para se abrir sobre temas sensíveis e descobertas.
O filme é baseado no livro homônimo de 2004 da escritora Thalita Rebouças. Com 21 títulos publicados, Thalita escreve majoritariamente para o público infantojuvenil e tem grande vendagem. Por conta da popularidade, diversos livros foram adaptados para o cinema.
O longa de 2017 é dirigido por Pedro Vasconcelos. No elenco, Ingrid Guimarães e Larissa Manoela vivem mãe e filha. A atriz e cantora Larissa Manoela, de 20 anos, despontou como estrela juvenil nos últimos anos. Protagonizou filmes e novelas e tornou-se a primeira atriz a conseguir romper a cláusula de exclusividade do contrato com a rede Globo ao trabalhar para a emissora e a plataforma de streaming Netflix, simultaneamente.