Lançamento

Sessão especial do filme 'Eduardo e Mônica' supera expectativas dos brasilienses

Amor pela canção de Renato Russo embalou a noite dos cerca de 900 convidados que tiveram a oportunidade de assistir à primeira exibição do longa-metragem. Depois de uma extensa espera, o filme inspirado na música finalmente chegou às telas

Após um longo período de incertezas, devido ao fechamento dos cinemas por causa da pandemia da covid-19, o aguardado filme Eduardo e Mônica estreou, nessa terça-feira (14/12), na capital federal. A exibição, porém, ocorreu apenas para convidados. Mesmo assim, a expectativa de quem acompanhou o filme não só foi correspondida, como ultrapassou barreiras.

O clima de nostalgia entre os fãs da canção ficou nítido para quem acompanhou a sessão. A psicóloga Isabela Ferreira, 28 anos, confessou que não segurou a emoção e chorou do início ao fim. "Ter a oportunidade de assistir a esse filme foi extraordinário. Adorei a cenografia e o elenco. (A obra) trouxe uma essência da música e uma visão única do diretor René Sampaio. Ficou melhor do que eu imaginava quando escutava a canção", contou a espectadora.

Ela disse que, quando recebeu o convite, ficou muito feliz, pois a banda Legião Urbana fez parte da vida dela. O potencial de Brasília também chamou a atenção de Isabela: "Eu me identifiquei muito com a visão da Mônica sobre o amor, e ver a cidade representada é ótimo, porque é bom perceberem que ela tem uma representatividade para além da política. Que a cultura possa mostrar isso para o Brasil e para o mundo. Que o público se permita sentir cada pedacinho deste lugar".

Planejamento

A adaptação chega às salas de cinema brasileiras em 6 de janeiro, segundo o diretor do filme, René Sampaio. No entanto, haverá uma pré-estreia paga a partir do próximo dia 1º. Gravado em Brasília, o longa-metragem conta a história do casal Eduardo e Mônica — famosa na voz de Renato Russo. Os dois jovens se encontraram e, apesar das diferenças, apaixonaram-se e viveram uma relação digna das telas de cinema.

Presente à primeira sessão do filme em Brasília, o publicitário Phillipe Ota, 28, considerou mais importante o cuidado com os detalhes e a preocupação da cinegrafia em fidelizar as cenas de uma música lançada há mais de 40 anos. "Tenho de parabenizar toda a equipe, pois foi sensacional. Em todos os trechos, eu me vi no Eduardo. Sem contar que o figurino, os carros e a forma como Brasília foi representada ficaram maravilhosos", elogiou.

A produção é dirigida pelo cineasta brasiliense René Sampaio, apaixonado pela obra de Renato Russo e responsável pela adaptação cinematográfica homônima da música Faroeste Caboclo. Nos papéis de protagonistas estão os atores Gabriel Leone, que interpreta Eduardo, e Alice Braga, na pele de Mônica.