A tão aguardada temporada de premiações do cinema chegou e, para dar início a corrida dos filmes em busca do Oscar, as premiações Globo de Ouro e Critics Choice Awards revelaram os indicados de suas edições de 2022. Ambas serão realizadas no dia 9 de janeiro e premiam o que há de melhor na televisão e no cinema no último ano.
O Critics Choice Awards separou a premiação em duas listas. No cinema, Belfast, o filme autobiográfico de Kenneth Branagh, e Amor, sublime amor, regravação do clássico da Broadway dirigida por Steven Spielberg, foram os mais indicados com 11 categorias cada. Em tevê, Succession foi a grande produção tendo sido indicada sete vezes só em atuação, além de disputar a categoria principal de Melhor série de drama.
Succession também é destaque na premiação de televisão do Globo de Ouro. A série concorre a cinco prêmios e a história da família Roy na disputa pelo poder do grande conglomerado de comunicação Waystar Royco é a principal favorita para todas as categorias. Em cinema, Ataque dos cães, drama ambientado na zona rural, da diretora neozelandesa Jane Campion, foi o grande destaque com seis indicações.
Nas categorias de séries de comédia das duas premiações, Ted Lasso foi hegemônico. Após ter conquistado tudo que podia no Globo de Ouro e no Emmy de 2021, a série vem com o lançamento da segunda temporada.
Contudo, as indicações foram abafadas pela intensa competição dos dois eventos. O Globo de Ouro ocupava o posto de principal premiação antes do Oscar. Porém, passou por duras críticas em decorrência da associação majoritariamente branca de votantes, além de casos graves de corrupção. Com isso, a NBC, emissora que detém os direitos do prêmio, resolveu não transmitir o evento em 2022.O Critics Choice Awards decidiu aproveitar o vácuo para marcar a cerimônia, essa, sim, televisionada para o mesmo dia do anúncio dos vencedores da premiação concorrente.
A disputa ocorre em razão de que os dois eventos são regidos por associações de críticas especializadas. O Globo de Ouro é realizado pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA na sigla em inglês); o Critics é feito pela Associação de Críticos Americanos e Canadenses.Os críticos norte-americanos tentam provar que possuem mais poder e relevância que os estrangeiros