Em 9 de dezembro, um juiz federal decidiu que Taylor Swift deve enfrentar um julgamento com júri por acusações de que Shake It Off roubou a letra de outra música. O caso reside nas letras Players e Haters.
O juiz Michael W. Fitzgerald recusou o pedido da cantora para encerrar o caso. Ele determinou que um júri pode considerar que sua canção, que é topo das paradas, infringe os direitos autorais de Playas Gon’ Play, uma faixa lançada em 2001 pela girlband 3LW.
O juiz observou que há “algumas diferenças perceptíveis”, mas que havia "semelhanças objetivas suficientes" que ele não poderia encerrar o caso sozinho. Ele disse ainda que a defesa de Swift apresentaria "um forte argumento final" no julgamento com júri, mas que ela ainda precisaria enfrentar um.
O processo foi aberto pela primeira vez em 2017 por Sean Hall e Nathan Butler, os compositores que escreveram Playas Gon’ Play. Anteriormente, o caso foi encerrado pelo juiz Fitzgerald com base em “frases curtas que carecem do mínimo de originalidade e criatividade exigidas para a proteção de direitos autorais”. Ele então citou 13 canções diferentes que usam frases semelhantes, incluindo algumas de The Notorious B.I.G. e Sir Mix-A-Lot.
No entanto, a decisão foi revertida um ano depois por um tribunal federal de apelações. Eles disseram que o caso havia sido descartado muito cedo e que a música era suficientemente criativa para proteção de direitos autorais. Em seguida, foi enviado de volta ao juiz Fitzgerald. A data para o próximo julgamento não foi definida no relatório.