Dois encontros virtuais em formato de entrevista levam o público a mergulhar na exposição A construção de minimundos, em cartaz na Referência Galeria de Arte. Nesta segunda-feira (13/12) e na quinta-feira (16/12), o curador e artista Pedro Gandra entrevista alguns dos nomes que participam da exposição como parte do Ciclo de Conversas promovido pela galeria.
Nesta segunda (13/12), a conversa é com Vânia Mignone e o encontro tem início às 18h no Instagram da galeria. Na quinta (16/12), no mesmo horário, o curador conversa com Ana Júlia Vilela e Annima de Mattos. As artistas estão entre os nove que participam da coletiva.
Em cartaz desde novembro, A construção de minimundos partiu da pesquisa pessoal realizada por Pedro Gandra, que queria compreender como seu universo de interesse dialogava com o que outros artistas estavam fazendo. “Identifiquei na minha pesquisa temáticas vizinhas a outros oito artistas e, a partir disso, os convidei e começamos um processo de construção da exposição”, contou o curador, que, após selecionar os artistas, os acompanhou por três meses. “Tudo começou em como as vizinhanças da minha pesquisa reverberam em alguns trabalhos de outros artistas e no pensamento deles. Isso foi aumentando para uma pesquisa quase expandida do pensamento individual deles'', disse.
Segundo Gandra, os artistas convidados têm em comum o fato de trabalharem com narrativas e, eventualmente, de serem influenciados por textos. “Outra necessidade que senti foi tentar articular como se constitui o imaginário desses artistas, do que é composto e como se apresenta ao mundo. As referências que compõem esse imaginário me interessavam como uma discussão na exposição”, contou. A construção de minimundos fica em cartaz até 31 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h, na Referência Galeria de Arte (CLN 202 Bloco B Loja 11 – Subsolo).