O consolidado festival Curta Brasília completa 10 anos e, para celebrar, preparou uma programação especial. Dos dias 8 a 12 de dezembro, diversos curtas serão apresentados através da plataforma de realidade virtual do evento.
Para além de acontecer on-line, o festival aposta na criação de um espaço de realidade virtual, o metaverso, onde os espectadores podem criar avatares, interagirem entre si e explorarem o espaço pensado com temática retrofuturista. Este ano será a segunda edição on-line, assim como em 2020, e pretende repetir o sucesso da anterior: pessoas de mais 11 países frequentaram o festival. Investir em inovações e formatos virtuais é a forma otimista do evento de prosseguir em um mundo que pede distanciamento.
O evento é pioneiro em diversos aspectos. O cinema 360°, que já é apresentado desde 2016, é o primeiro em um festival na América Latina. Os workshops e narrativas imersivas levam o pioneirismo mais além.
Mudanças climáticas, desigualdade social e direitos humanos em contraste com o avanço da tecnologia são um enfoque pretendido pelo festival. Com diversas parcerias internacionais, a Holanda, por exemplo, trará uma programação abordando a diversidade, o empoderamento e a auto-aceitação.
O destaque brasileiro fica por conta do filme Na Pele, de João Inada.
O acesso à plataforma digital será gratuito. Basta acessar o site.