A mostra Ô Culpa, de Rodrigo Koraicho, ficará em exposição para visitação no Centro Cultural TCU até o dia 18 de dezembro. Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra visual descreve o dia a dia de uma ocupação no bairro do Bom Retiro em São Paulo.
O Centro Cultural TCU deu boas vindas ao público novamente com visitações presenciais no dia 4 de novembro, trazendo na reabertura a exposição “Ô Culpa”, do artista Rodrigo Koraicho e curadoria de Eder Chiodetto. O público também terá a opção de participar de oficinas de arte ofertadas pelo programa educativo do Centro Cultural TCU, tendo adaptação para o público surdo na realização das oficinas.
Na exposição, o público poderá ver fotografias, instalações, desenhos, poemas e projeção audiovisual com a autoria do fotógrafo Rodrigo Koraicho, trabalho que o artista vem desenvolvendo desde 2019. Rodrigo estudou o cotidiano de aproximadamente 35 famílias, que perderam suas casas, ou não possuem moradias próprias e passaram a conviver debaixo de um viaduto no bairro do Bom Retiro em São Paulo.
“'Ô Culpa' vem da ambiguidade conceitual em contraponto a uma afinidade sonora que existe no cerne da palavra culpa e do verbo ocupar, ou ocupação, lidando com uma questão social que é direito fundamental. Ser culpado de ocupar um espaço sem pertencer. Uma moradia, mas não um lar. Para estas famílias, o futuro é a incerteza de uma residência efêmera debaixo de um viaduto e o resultado, esta culpa compartilhada. Culpa de todos nós”, define Koraicho, em nota.
O fotógrafo traz como tema da exposição assuntos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, que é um apelo global para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que todas as pessoas do planeta possam desfrutar de paz e de prosperidade. O objeto desta exposição está diretamente vinculado aos ODS 10 e 11: Redução das desigualdades e Cidades e comunidades sustentáveis.
O acesso à exposição "Ô Culpa" e às oficinas pode ser feito pelo site: https://linktr.ee/cctcu.