O curta-metragem NFTrade foi exibido na Mostra Nacional do 54º Festival do Cinema Brasileiro de Brasília e agora está disponível na internet. O filme conta a história de uma negociação no sítio do personagem interpretado pelo ator brasiliense José de Campos, Barreto, que é um produtor de hortaliças orgânicas que gosta de vender sua produção por moedas não convencionais. A obra gira em torno dessa negociação e o espectador tem uma pequena surpresa no final.
Os NFTs do filme estão sendo vendidos por meio da plataforma OBJTK e os interessados podem adquirir os tokens não fungíveis por meio da moeda virtual Tezos, que também é citada no filme
Segundo o diretor da obra, Thiago Foresti, o objetivo é experimentar uma forma alternativa de trazer recursos para a produção audiovisual independente, e também divulgar artistas da capital, que já trabalham com essa tecnologia. Participam também da obra o ator Wellington Abreu e a atriz mirim Mariah Praiah.
Segundo Attilio Zolin, produtor e diretor de fotografia, o filme é uma obra para discutir o valor que atribuímos às coisas e um registro de uma época caracterizada por profundas mudanças econômicas. “A tecnologia do blockchain chegou pra ficar. O filme é um registro artístico divertido de como nossa sociedade está lidando com essas mudanças”, explica o produtor, em nota. “Por mais insólito que possa parecer, tudo o que vemos na tela é passível de ocorrer nos dias de hoje”, complementa.
NFT é a sigla em inglês para Token Não Fungível (Non-Fungible Token), que é a grande novidade na internet. A palavra foi escolhida pelo dicionário Collins como o termo do ano em 2021. Basicamente, os NFTs são tokens digitais criptográficos que representam algo único dentro do universo virtual.
O diretor
Thiago Foresti é roteirista, diretor e produtor audiovisual do Distrito Federal. Entre seus filmes estão o curta Escola sem sentido, Algoritmo e Invasão espacial. Ele já conquistou prêmios no Festival de Gramado, de Recife e Brasília. Sua produções refletem assuntos contemporâneos e exploram o insólito da era da pós-verdade.
Confira o curta NFTrade:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.