Medida provisória, filme de estreia de Lázaro Ramos como diretor, ganhou seu primeiro teaser nesta segunda-feira (10/12), divulgado pelo próprio ator nas redes sociais. Baseado na peça Namíbia, não!, de Aldri Anunciação, a trama se passa num futuro distópico no qual o governo federal decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a voltar para o continente africano, como forma de "reparação histórica" pelo passado escravocrata.
Contudo, o filme encontra sérias dificuldades junto à Agência Nacional do Cinema (Ancine) para chegar aos cinemas nacionais. Em um comunicado divulgado à imprensa nesta quarta-feira (15/12), a agência informou que o filme estaria “em fase de análise do pedido de investimento para a sua distribuição em salas de cinema”.
"Esta situação gera profunda insegurança jurídica para as produtoras e distribuidoras envolvidas, pois a ausência de uma posição da Ancine impede que sejam tomadas as medidas necessárias para divulgação do filme e, consequentemente, para definição da data de lançamento comercial em cinemas no Brasil", afirmou a produção, em nota.
O longa, que já passou por dezenas de festivais internacionais, tem em seu elenco nomes como Seu Jorge, Taís Araujo, Alfred Enoch (Harry Potter), Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier e Emicida. Ainda sem data de estreia no circuito comercial, o filme ser eáxibido no Festival do Rio em 15 e 16 de dezembro.
Assista a seguir ao trailer oficial de Medida provisória.
Como vocês pediram, segue o primeiro teaser do filme que tive a honra de dirigir, Medida Provisória.
— Lázaro Ramos (@olazaroramos) December 13, 2021
Ainda sem data de estreia nos cinemas, teremos uma exibição pontual dia 15/12 no @festivaldorio.
Esperamos encontrá-los em breve.#MedidaProvisoria pic.twitter.com/OQ37Nn6J2W
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.