A sombra e a flor é a primeira obra de Cello Dante, que, aos 42 anos, criou uma ópera rock com uma narrativa poética e sombria. O álbum tem sido trabalhado desde 2015. Agora, está pronto e disponível nas plataformas digitais.
A ópera rock é uma obra de rock que desenvolve uma narrativa ao longo das canções, tal qual as partes de uma ópera clássica. No caso de A sombra e a flor, a história envolve uma sombra sem corpo que chega a uma cidade abandonada. Ao mesmo tempo, uma mulher sem sombra chega à mesma cidade, mas a vê cheia de vida. Esse é o pontapé para o desenrolar da obra.
Dante traz referências a grandes pensadores, como Carl Jung, Nietzsche e Platão para amarrar o enredo ao longo das 400 páginas de partituras escritas por ele com o conhecimento adquirido na formação em música erudita pela Universidade de Brasília (UnB).
Para entrar em estúdio e registrar a obra, o compositor contou com a ajuda de 28 músicos e a produção do renomado Ricardo Ponte, vencedor do Grammy Latino em 2016. Os arranjos flertam com diversos estilos e abusam da experimentação. Instrumentos incomuns para uma ópera rock, como o bandolim e a viola caipira.
O desejo de Cello é apresentar a obra em formato de teatro musical, sem shows convencionais. Por enquanto, as animações para as faixas podem ser acompanhadas no YouTube e a ópera pode ser ouvida na íntegra pelo streaming.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.