Recebendo a exposição Mais de 12 mil anos nesta terra, o Memorial dos Povos Indígenas (MPI) reabrirá nesta quarta-feira (24/11). A mostra, que reúne 300 peças de 15 nações dos povos originários, traz uma fração do lote de oito mil artefatos apreendidos pela Polícia Federal no combate ao contrabando de objetos indígenas e doados à pasta. Com a doação, o MPI torna-se a segunda maior instituição na salvaguarda da memória dos indígenas. O memorial ficará aberto para visitação das 9h às 17h.
A exposição contará com cinco seções: plumária, de cerâmicas, cestaria, de máscaras e tátil. O setor de exibição tátil é uma novidade, em que os visitantes poderão manusear objetos como chocalhos, por exemplo. Os itens que compõem esta parte da exibição são aqueles mais resistentes e que existem em duplicidade no acervo.
Além da nova exibição, os visitantes encontrarão um MPI revitalizado. Durante a pandemia, o local recebeu investimento superior a R$ 500 mil, o que resultou na troca de piso, pintura, limpeza e aprimoramentos na sinalização e no sistema de combate a incêndio.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.