Música

Rolling Stones deixam 'Brown Sugar' de fora de turnê pelos EUA

Após críticas à letra, que fala da escravidão, os Rolling Stones retiraram do repertório que estão apresentando em sua turnê pelos Estados Unidos

Os Rolling Stones retiraram do repertório que estão apresentando em sua turnê pelos Estados Unidos a popular música "Brown Sugar", após críticas à letra, que fala da escravidão.


“Você notou, né?”, disse Keith Richards ao Los Angeles Times em uma entrevista recente, ao ser questionado sobre a ausência da canção nos shows da banda britânica.


"Tento entender por que as mulheres têm problemas com isso. Será que não perceberam que essa música tem a ver com os horrores da escravidão? Mas estão tentando encobrir isso. E por enquanto não quero ter problemas", afirmou o astro ao jornal.


"Espero que possamos ressuscitar o bebê em toda sua glória em algum momento", comentou Richards, de 77 anos.


A música, lançada em 1971, fala de escravos espancados e relações sexuais com jovens escravas.


Nos últimos anos, foi apontada como "racista" pela crítica e a indústria. Recentemente, um artigo da New York Magazine disse que a canção é “grosseira, sexista e chocantemente ofensiva para as mulheres negras”.


"Tocamos 'Brown Sugar' todas as noites desde 1970, mas às vezes você pensa, bem, vou tirá-la por enquanto e ver no que dá", explicou o vocalista Mick Jagger à revista. "Talvez voltemos a tocá-la", advertiu.


Em 1995, Jagger disse à revista Rolling Stone que "agora nunca escreveria essa música".


"Eu provavelmente me autocensuraria. Pensaria, 'oh Deus, não posso, tenho que parar’. Deus sabe o que eu queria dizer nesta música. É tanta confusão! Todo tipo de coisa de uma vez".


Os Stones retomaram sua turnê "No Filter" em setembro, após um longo hiato devido à pandemia do coronavírus.


Em novembro de 2021, farão uma série de shows, em lugares como Los Angeles, Las Vegas e Detroit.

 

Saiba Mais