Após o anúncio do cancelamento da nova temporada de Malhação, os autores da nova fase (que iria ao ar em 2022), Eduardo e Marcos Carvalho — que são irmãos — foram a público se pronunciar sobre os sentimentos em relação à suspensão e aos planos para o futuro. Ambos compartilharam uma nota nas redes sociais.
Os irmãos agradeceram ao apoio que vêm recebendo e lembraram que a nova fase da novela teen seria usada como uma oportunidade para imprimir maior representatividade na TV. “Há três anos, antes mesmo de definirmos sobre o que seria a história, traçamos uma premissa: precisamos nos ver nela. Queríamos olhar pelo portão, ver as pessoas subindo o morro e pensar: nossos personagens, com seus dramas, poderiam estar subindo essa ladeira. Apresentar isso para milhões virou nosso sonho”.
A dupla também comentou sobre o futuro: “Não temos a pretensão de herdar o anel de bamba dos gigantes que vieram antes de nós. Mas, assim como tantos outros, assumimos a responsabilidade de atender ao pedido final de muitas e muitas gerações: a de não deixar nosso samba morrer. Nem nossos sonhos”.