Música

Filmagens raras do show dos Sex Pistols são vendidas por R$ 100 mil

Apresentações do Sex Pistols em junho de 1976 influenciaram diversos grupos que viriam a surgir futuramente  

Imagens da lendária apresentação dos Sex Pistols na casa de shows Lesser Free Trade Hall, em Manchester, Inglaterra, em junho de 1976 foram leiloadas recentemente por 15 mil libras, o equivalente a R$ 100 mil. As apresentações da banda punk londrina se tornaram bastante icônicas por influenciar diversas bandas do cena local que viriam a surgir nos anos seguintes.

De acordo com a revista britânica NME, as filmagens do Sex Pistols fazendo dois shows em Manchester entraram para a história da música pela quantidade de futuros músicos que estavam na plateia e foram inspirados a formar as próprias bandas. Entre o público estavam Ian Curtis, Peter Hook e Bernard Summe, futuros integrantes do Joy Division, além de integrantes dos grupos The Fall, Buzzcocks e o fundador da Factory Records, Tony Wilson.

As imagens foram filmadas pelo fã Mark Roberts e vendida pela casa de leilões Omega Auctions. De acordo com a BBC, o filme em 8mm é a “única filmagem conhecida dos shows" por isso a "natureza histórica" deles era "indiscutível.”

Formada em 1975, Sex Pistols foi uma banda bastante influente no cenário punk do Reino Unido. Criada pelo empresário Malcolm McLaren, a banda era formada pelos músicos Johnny Rotten (vocal), Steve Jones (guitarra), Paul Cook (bateria) e Glen Matlock (baixo), este último substituído por Sid Vicious em 1977. Após o lançamento do seu álbum Never mind the bollock’s: here’s the Sex Pistols, em 1977 e uma turbulenta turnê de divulgação pelos Estados Unidos no início de 1978, o grupo se desfez. Desde 1996, Rotten, Jones, Cook e Matlock reúnem-se esporadicamente para algumas turnês e concertos.