Dezessete anos após a primeira lista das 500 melhores músicas da história, a revista Rolling Stones divulgou, nesta quarta-feira (15), uma nova edição do guia. A lista conta com novos clássicos, gêneros e artistas. Apenas um brasileiro aparece no catálogo: Jorge Ben jor. A música “Ponta de Lança (Umbabarauma)” ocupou a posição de número 351.
Muita coisa mudou desde a publicação original há quase duas décadas. A realidade das paradas musicais não é a mesma e se atualizar era necessário. Como explicado em um artigo pela própria revista, artistas que hoje fazem sucesso eram crianças quando a lista foi criada, e o surgimento dos streamings revolucionou o mercado musical.
“Quando publicamos os 500 melhores álbuns de todos os tempos em dezembro de 2003, Amy Winehouse ainda estava a três anos de lançar ‘Back to Black’, e ‘good kid, m.A.A.d city’, de Kendrick Lamar, estava a quase uma década de distância. Muitos dos melhores músicos (e fãs) de hoje ainda não estavam no ensino médio”, escreveu a revista.
De acordo com a revista, quase 4.000 canções foram votadas, sendo que entraram na lista 254 novas músicas que não continham na anterior. A principal diferença de conteúdo é a maior variedade de gêneros musicais, a nova lista tem maior variedade, incluindo hip hop, pop latino, reggae, R & B, soul e indie rock.
A lista foi feita por meio de votação, os eleitores enviaram cédulas contendo suas 50 músicas favoritas. Esse processo levou mais de um ano e contou com mais de 300 artistas, jornalistas e figuras da indústria musical, como Beyoncé, Carly Rae Jepsen e alguns membros do U2.
Em primeiro lugar, considerada a melhor música de todos os tempos, está Aretha Franklin com “Respect”.
Como nada agrada a todos, a nova versão do ranking causa algumas polêmicas. A conhecida "Gasolina" de Daddy Yankee está entre as 50 melhores, à frente de clássicos como Led Zeppelin, Chuck Berry, Neil Young e de artistas atuais como Jay-Z, Rihanna e Eminem.
Outra crítica é que os primeiros 20 nomes da lista são de músicas lançadas há várias décadas, sendo que a mais recente é “Dancing On My Own”, da Robyn, de 2010.
Confira algumas reações nas redes sociais:
Lista feito por americanos sobre musica é sempre uma chacota.
Construção e cálice do Chico, águas de março do tom Jobim, palco do Gil e alegria do Caetano é melhor que qualquer música dessa lista. Nem vou falar de diário de um detento dos racionais pq vcs não estão preparados— Léo (@lelecosj) September 15, 2021
Kanye west na frente de Madonna e Whitney Houston?? A piada já vem pronta pic.twitter.com/uSAQdqnXJE
— ???????????????????????????????????????? (@Mont6147) September 15, 2021
Beyoncé mais uma vez provando ser a maior artista viva. Em tudo que é lista de aclamação o nome dessa mulher aparece, eu passo mal no poder. pic.twitter.com/vQTJeYvKoF
— felinhares (@eufelinhares) September 15, 2021
Bey aparece 5 vezes na lista
— Jãum? + ???????? (@Jaumjuba) September 15, 2021
Incluindo Formation com 5 anos de lançamento e já está em 73° pic.twitter.com/7HmRj9v162
*Estagiária sob supervisão do subeditor Pedro Grigori
Saiba Mais
- Diversão e Arte Emmy Awards 2021: premiação volta a ocorrer em formato presencial no domingo
- Diversão e Arte Elton John adia turnê pela Europa após lesionar o quadril em acidente
- Diversão e Arte Grupo brasiliense Tribo da Periferia lança single em parceria com MC Hariel
- Diversão e Arte Projeto Caliandras Urbanas dá visibilidade ao trabalho de mulheres artistas
- Diversão e Arte Paolla Oliveira desmente fake news sobre prostituição, Globo e Bolsonaro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.