Um velho maltratado e triste: um desenho do pintor Vincent van Gogh, pertencente a uma coleção particular holandesa, é exibido pela primeira vez a partir desta quinta-feira (16) no Museu que leva seu nome em Amsterdã.
“É a primeira vez que este desenho vê a luz (pública). Até agora nunca havia sido exibido em lugar nenhum”, disse à AFP Teio Meedendorp, um especialista do museu holandês.
“Vem de uma coleção particular holandesa onde está há muito tempo e esta é a primeira vez que podemos vê-lo”, acrescentou.
É um pequeno esboço ou estudo feito a lápis em 1882, que ficará em exibição até o próximo dia 2 de janeiro, quando o desenho voltará ao acervo da família que o cedeu temporariamente ao museu.
Um desenho semelhante do artista faz parte da coleção do próprio museu sob o título "Camponês Angustiado".
O museu abriga também em seu acervo permanente uma famosa litografia inspirada no mesmo tema, denominada “A porta da eternidade”. Representa, como este desenho exibido pela primeira vez, um velho camponês sentado numa cadeira de madeira, inclinado para a frente e segurando a cabeça com as duas mãos.
Saiba Mais
- Diversão e Arte A fazenda 13: Gui Araújo é o primeiro fazendeiro da temporada
- Diversão e Arte Casa Branca se oferece para informar Nicki Minaj sobre vacinas contra a covid
- Diversão e Arte Série nacional Sintonia ganha data de estreia na Netflix
- Diversão e Arte Atores falam sobre filha de Glória Perez, Daniella, em documentário da HBO Max
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.