Exposição virtual

Exposição ‘Jean Mermoz em Natal’ celebra um dos principais marcos da aviação

A exposição virtual ‘Jean Mermoz em Natal’ revive a trajetória do aviador Jean Mermoz ao celebrar os 90 anos da primeira travessia aérea transatlântica com correio postal

Correio Braziliense
postado em 31/08/2021 12:25 / atualizado em 31/08/2021 12:26
O francês Jean Mermoz foi pioneiro do correio aéreo -  (crédito: Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil/Divulgação)
O francês Jean Mermoz foi pioneiro do correio aéreo - (crédito: Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil/Divulgação)

Apresentado pelo Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil, o projeto Jean Mermoz em Natal celebra os 90 anos da primeira travessia aérea transatlântica com correio postal, um marco na história mundial da aviação comercial. A exposição virtual, que pode ser conferida tanto em português quanto em francês, já está no ar.

Além de resgatar a história da Compagnie Générale de l'Aéropostale no Brasil, empresa de transporte postal aéreo, a mostra relata como se deu a travessia do Oceano Atlântico em 1930. Na curadoria, Beatriz de Miranda e Mônica Cristina Corrêa foram as responsáveis pelas imagens, ilustrações e textos do projeto, que permite reviver a trajetória do aviador Jean Mermoz.

Em maio de 1930, Mermoz foi acompanhado pelo operador de rádio Gimié e pelo navegador Dabry durante o voo que partiu de Saint-Louis, no Senegal, para Natal, no Brasil. Encarregados de trazerem 20 mil cartas para solo brasileiro, os aviadores realizaram uma travessia inédita que foi responsável por encurtar a distância entre a Europa e o chamado Novo Mundo, acelerando negócios e mudando a história da correspondência postal.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação