Os estúdios e sindicatos de Hollywood determinaram novos protocolos de segurança dos sets de filmagens e, até setembro, algumas regras devem ser flexibilizadas. De acordo com a revista Variety, os estúdios poderão tornar obrigatória a vacinação para membros da produção.
Algumas filmagens em Hollywood precisaram ser suspensas temporariamente após membros da equipe testarem positivo para o vírus. A mudança deve diminuir a frequência dos testes, além de diminuir a necessidade do uso de máscaras em ambientes externos. Atualmente, os protocolos se dividem de acordo com o grau de interação entre a equipe e os atores, além dos riscos que eles são expostos.
A obrigatoriedade da vacinação será para a chamada 'Zona A', que inclui profissionais que atuam em áreas muito próximas de outras pessoas e geralmente estão sem equipamento de proteção individual. “As modificações são centradas nos protocolos para aqueles que estão completamente vacinados, incluindo mudanças nos requisitos de máscara ao ar livre e protocolos atualizados de horário das refeições,” diz o comunicado.
“Produtores também terão a opção de implementar vacinação obrigatória para elenco e equipe que atuem na zona A”, finalizou nota.
A decisão sobre a vacina obrigatória já estava vendo discutido há algum tempo. Em março, o CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse, ao podcast The Business, que ainda não tinha certeza de como sua empresa abordaria o problema: “Não vamos tomar uma posição sobre se tornamos isso obrigatório ou não”.
Em dezembro do ano passado, Ian McKellen foi primeiro astro do cinema a se vacinar contra covid-19, aos 81 anos. Alguns outros artistas também compartilharam o momento da imunização como Terry Chris e Ozzy Osbourne.