Sucesso no Brasil e no mundo, a artista japonesa Yayoi Kusama foi uma das homenageadas durante a abertura das Olimpíadas de Tóquio, nesta sexta-feira (23/7). Logo no inicio da cerimônia, um jogo de luzes com feixes vermelhos fez referência ao trabalho da artista.
Talvez você não a conheça por nome, mas provavelmente pode ter sido uma das milhares de pessoas que visitaram a exposição do trabalho de Yayoi Kusama no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em 2014. Promovida pelo Instituto Tomie Ohtake, a exposição bateu recorde de visitas, com mais de 470 mil pessoas entre 19 de fevereiro e 19 de abril.
Com um trabalho marcado pelo uso de bolinhas e experiências imersivas, Kusama, 92 anos, é uma das artistas que mais vende no mundo. Sua arte muitas vezes é associada à esquizofrenia. Há 30 anos ela vive em uma instituição psiquiátrica devido ao transtorno.
Nas redes sociais, muitas pessoas lembraram de quando puderam conferir o trabalho dela no Brasil.
Lembrei da exposição da Yayoi Kusama no CCBB quando ainda estava no fundamental, foi por tudo #Tokyo2020
— Junimores (@Jr__Ramos) July 23, 2021
A arte da Yayoi Kusama na abertura das olimpiadas . Já tive a oportunidade de ver uma exposiçao dela e foi uma das coisas mais lindas que ja vi. pic.twitter.com/XX9GSZlOuj
— (@PriscilaSays) July 23, 2021
caralho fizeram refs a vários artistas japoneses, inclusive a yayoi kusama, que eu amo demaaaaais da conta! #Olympics
— preta ||-// (@bluepantherrr) July 23, 2021
Yayoi Kusama na abertura! Aaaaah, eu amo essa mulher (a ponto de dar nó em uma aula só pra poder explicar o trabalho obsessivo dela com pontos e falos). LINDA! #Tokyo2020
— katyara antirrenatogaúcho (@palimpsesto3) July 23, 2021
Saiba Mais
- Esportes Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Tóquio foca em mais um recomeço
- Esportes Nariz de fora e aglomeração: atletas dão mau exemplo na abertura das Olimpíadas
- Esportes Skatistas Rayssa Leal e Letícia Bufoni treinam sob olhar de Tony Hawk
- Esportes ‘Besuntado de Tonga’ reaparece na abertura das Olimpíadas e movimenta redes sociais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.