Até a primeira metade de 2021, nove álbuns de rock e heavy metal dominaram o top 10 de discos físicos mais vendidos. O único que completa (e lidera) a lista e não pertence aos gêneros é o Kpop do BTS. Vale lembrar que a lista se refere às vendas nos Estados Unidos — mas que reflete importante referência na indústria fonográfica mundial.
As informações são do Chart Data.
Na lista estão os Beatles (2º); Metallica (3º); Queen (4º); Fleetwood Mac (5º); Pink Floyd (6º); AC/DC (7º); Nirvana (8º), Foo Fighters (9º) e Led Zeppelin (10º). A mais recente destas bandas é a reminiscente do Nirvana, Foo Fighters.
Best selling groups by total pure album sales in the US this year:
— chart data (@chartdata) July 18, 2021
#1 @BTS_twt
#2 @thebeatles
#3 @Metallica
#4 @QueenWillRock
#5 @fleetwoodmac
#6 @pinkfloyd
#7 @acdc
#8 @Nirvana
#9 @foofighters
#10 @ledzeppelin
Sendo referentes aos discos físicos, naturalmente, tais vendas não levam em consideração números de streaming (em plataforma de áudio ou vídeo) ou vendas digitais. Caso esta vertente seja analisada, o panorama do rock e do heavy metal muda consideravelmente.
Outro panorama
A Billboard 200 é o maior chart que engloba streaming, rádio e vendas no mundo — com atualização semanal. De acordo com esta referência, o rock é bem menos popular e é raramente visto no top 50, quiçá no top 10.
Na semana de 17 de julho, o melhor álbum de rock na Billboard 200 era o Greatest hits, do Queen, na 16ª posição. Tickets to my downfall, do Machine Gun Kelly estava na 24ª posição (sim, curiosamente ele é caracterizado como um álbum de rock).
Atualmente, brilha no 1º lugar da Billboard 200 o fenômeno pop teen Olivia Rodrigo, com o álbum Sour.
Saiba Mais
- Política Artistas lançam manifesto e música pedindo o impeachment de Bolsonaro
- Diversão e Arte Artistas do DF tentam ter acesso ao Fundo de Apoio à Cultura pela primeira vez
- Diversão e Arte Os dois lados de Luísa Sonza: cantora gaúcha volta à cena com novo álbum
- Diversão e Arte Favela Sounds divulga novidades da quinta edição do festival
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.