ARTE

Jovens com síndrome de Down montam exposição fotográfica

Os registros retratam a rotina das pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus

Prisley Zuse
postado em 11/07/2021 06:00
Os jovens captaram imagens que valorizam os detalhes do cotidiano, como um passeio ao parque -  (crédito: Gi Sales/Divulgação)
Os jovens captaram imagens que valorizam os detalhes do cotidiano, como um passeio ao parque - (crédito: Gi Sales/Divulgação)

Em cartaz no Pier 21, a exposição fotográfica Pandemia: olhar plural faz parte do projeto Galera do DIS — Clicando por aí, parceria entre a fotógrafa Gi Sales e o Diário da Inclusão Social (DIS). O objetivo do projeto é mostrar o olhar de jovens com síndrome de Down sobre o mundo por meio da fotografia.

A exposição, que vai até amanhã, conta com 55 fotografias de 11 jovens com síndrome de Down. Realizadas durante saídas fotográficas acompanhadas por um grupo de fotógrafos voluntários, os registros retratam a rotina das pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus. Os jovens captaram imagens que valorizam os detalhes do cotidiano, como um passeio ao parque ou a prática de exercício físico em diversos pontos de Brasília.

O projeto conta com a colaboração da fotógrafa Girlene da Costa, mais conhecida como Gi Sales. A fotógrafa trabalha com crianças e jovens com síndrome de Down desde 2016. Em 2017, quando chegou a Brasília, ela conheceu o Diário de Inclusão Social e, desde então, desenvolve oficinas de fotografia com os adolescentes de forma voluntária.

“A inteligência e o dinamismo dos jovens envolvidos com o DIS me fizeram acreditar que neles estaria um grupo maravilhoso de alunos de fotografia, tendo em vista a sensibilidade que cada um demonstrava ter”, conta.

As oficinas ocorreram durante os fins de semana, antes da pandemia, e envolveram aulas práticas e teóricas dos conceitos básicos da fotografia. A partir dos resultados e avanços, Gi Sales propôs a primeira exposição fotográfica em 2019, Um olhar especial para a natureza.

“A empolgação e os resultados maravilhosos nos fizeram ousar e acreditar que mais pessoas precisavam ver nossas conquistas, afinal, nossos jovens merecem ser vistos com respeito e admiração conquistados com seus esforços nas aulas”, destacou.

Além de capacitar os jovens, a fotógrafa quer estimular o aumento deste tipo de ação. “A partir da divulgação da exposição, quero estimular outros profissionais da área fotográfica a formar grupos semelhantes ou fazer parte de projetos como esse. Nossos jovens possuem um potencial incomensurável no que se refere à disciplina, à sensibilidade e à capacidade”, garante.

Para divulgar o trabalho e o talento dos jovens, a exposição vai tornar-se itinerante, permanecendo em lugares movimentados e com maior visibilidade no Distrito Federal. Para mais informações sobre o projeto Galera do DIS, acompanhe o Instagram @galeradodis.

Exposição fotográfica

Pandemia: olhar plural. Exposição resultante de parceria dos integrantes do projeto Galeri DIS com a fotógrafa Gi Sales. Visitação até amanhã, no Píer 21.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação