Athos Bulcão, um dos mais importantes artistas plásticos da história da arte brasileira, completaria 103 anos nesta sexta-feira (2/7). Nascido no Rio de Janeiro em 2 de julho de 1918, ele viveu 50 anos em Brasília e se tornou um dos principais artistas a desenvolver uma obra integrada à arquitetura da cidade, deixando mais de 260 obras.
Nos painéis em azulejo, destacam-se a modulação e o grafismo criados com base nas formas geométricas. A obra de Athos é ligada aos espaços públicos, mas engana-se quem acredita que para por aí. As criações vão muito além: da pintura, da qual nunca abriu mão, às fotomontagens, da gravura aos desenhos, máscaras, objetos, cenários para teatro e artes gráficas.
A Fundação Athos Bulcão decidiu homenagear o artista e lançou um episódio da série Tela sobre tinta, dirigida pela cineasta Malu de Martino, que retrata a trajetória e o legado do artista. "Um presente da Fundação para todos os parceiros e admiradores de Athos Bulcão. O documentário está disponível em nosso canal no YouTube até o domingo, 4 de julho. Não perca!", anunciou a Fundação.
Relembre ainda algumas das obras de Athos Bulcão:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.