NOVA

'Irmão de Alma', de David Diop, ganha o Internacional Booker Prize

Escritor franco-senegalês venceu o Internacional Booker Prize. um dos prêmios literários mais importantes da língua inglesa, com romance sobre um combatente no exército francês na Primeira Guerra

Irmão de alma, segundo romance do escritor franco-senegalês David Diop, venceu o International Booker Prize. A premiação é um braço do Booker Prize e reconhece a melhor obra estrangeira traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido e Irlanda.
Publicado no Brasil pela Nós e vencedor, anteriormente, em 2019, do Prêmio Literário Choix Goncourt du Brésil, Irmão de alma é um livro sobre a Primeira Guerra que mostra o conflito pelo olhar de um combatente senegalês no exército francês que vê seu melhor amigo ser morto e vai sofrer as consequências psiquicas do trauma.
O prêmio de 50 mil libras será dividido entre autor e a tradutora Anna Mocschovakis.
David Diop nasceu em Paris e foi criado no Senegal. Ele é professor na Universidade de Pau e Pays de l'adour, onde sua pesquisa inclui tópicos como a literatura francesa do século 18 e as representações europeias da África nos séculos 17 e 18.