O "momento especial" do Jornal Nacional, prometido pelo jornalista William Bonner e que alvoroçou as redes sociais durante a transmissão do telejornal na noite de quinta-feira (10/6), surpreendeu a todos que esperavam o fim do mistério. O âncora anunciou, no encerramento do programa, a campanha institucional Fatos e Pessoas, que mostrará o cotidiano dos jornalistas dos veículos do Grupo Globo.
“O motivo dessa iniciativa é desfazer uma ideia equivocada que esses dias tão difíceis ajudaram a criar na imaginação de muita gente”, disse Bonner. “Desde o início da pandemia nós, jornalistas, nunca deixamos de trabalhar. Nós tivemos que tomar todo o cuidado para manter você informado sobre os fatos e protegido das fake news”, explicou.
O intuito é mostrar o lado pessoal dos jornalistas, contato com parentes e áudio entre familiares, em um esforço de mostrar que o trabalho é feito por pessoas que sentem, sofrem e amam. “Jornalista pode até passar uma imagem de que faz isso tudo com facilidade, como se fosse invencível, sem medo de adoecer, sem cansaço, sem saudade. Mas não”, pontuou o âncora.
Renata Vasconcellos completou, ao encerrar o telejornal, emocionada: “Nós damos as notícias que nós próprios vivenciamos”. Depois da fala, os créditos, que tradicionalmente são passados sob a imagem dos âncoras, foram substituídos pela transmissão de imagens dos jornalistas presentes na redação do jornal. Veja o momento:
A ação será transmitida nos intervalos da programação da TV Globo. Assista o teaser da campanha:
Anúncio causou decepção em alguns internautas, outros se emocionaram
Com o suspense, internautas criaram grandes expectativas, como a aposentadoria de Bonner
Após o anúncio, teve quem ficou decepcionado:
William Bonner quase matou toda uma geração de fifiqueiros e curiosos pra anunciar que vão transmitir intimidade da equipe do Jornal Nacional
Eu tô tipo: "era só isso" pic.twitter.com/nwkHx76idv— ? (@angel_millynha) June 11, 2021
Os brasileiros depois de ver o pronunciamento do William Bonner no Jornal Nacional de hoje pic.twitter.com/jzwGCeB6bp
— CH4 (@ocardo_) June 11, 2021
Mas também teve aqueles que se emocionaram ou admiraram a Campanha:
Ja falei isso diversas vezes durante a pandemia, mas agora vou de carona no JN: MUITO obrigado aos jornalistas do Brasil. Vcs têm sido incríveis e fundamentais nesse momento.
— Bruno Gagliasso - Pai de 3 (@brunogagliasso) June 11, 2021
Expectativa: esperava alguma fofoca do William Bonner
— . (@jhonvixtor) June 11, 2021
Realidade: fiquei emocionado #JN pic.twitter.com/DaxQiJFu2A
A RENATA E O BONNER ME FAZENDO CHORAR ESSAS HORAS DA NOITEEEEE #JornalNacional pic.twitter.com/Vh8hSogLIS
— ? ? (@ray_cristina_) June 11, 2021
Olha, paguei pau pra esse encerramento do JN
— Ricardo S (@RickSouza) June 11, 2021
o nível de produção da Globo é impressionante. Uma campanha milimetricamente calculada virou um case de sucesso, potencializado pela credibilidade do Bonner fazendo suspense na internet
nenhuma outra emissora conseguiria isso
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.