Exposição

Brasília é tema em exposição na galeria Camões

A mostra integra a Programação Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e é uma realização da Embaixada de Portugal e do Camões – Centro Cultural Português em Brasília

Correio Braziliense
postado em 31/05/2021 10:01 / atualizado em 31/05/2021 10:01
A exposição fica em cartaz até agosto -  (crédito: Jean Peixoto)
A exposição fica em cartaz até agosto - (crédito: Jean Peixoto)

A exposição Oréades vai estar na galeria Camões até 19 de agosto. A mostra, que integra a Programação Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e é uma realização da Embaixada de Portugal e do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, propõe ao público uma reflexão sobre a relação entre homem, cidade e natureza. A exposição está aberta ao público exclusivamente mediante inscrição prévia, nos dias e horários disponíveis.

A artista visual portuguesa Gabriela Albergaria e o brasileiro Marcelo Moscheta tiveram Brasília como tema para os trabalhos expostos. Para Albergaria, a impressão mais marcante de Brasília foi o uso da natureza endêmica e a paisagem local que configuram o Jardim Botânico.

Ao conhecer o local, ela contrapôs a naturalidade do cerrado com o paisagismo de Burle Marx, comum por toda a capital. “(Ele) de fato fez uma paisagem política, no sentido em que se encontram juntas no mesmo local espécies de todo Brasil”, afirma a artista, em nota. Sua principal peça na exposição é a intitulada 1/20 de terra cultivável necessária para preencher o espaço da galeria, feita com terras provenientes de
diferentes regiões do Brasil.

O trabalho de Marcelo Moscheta volta-se para a memória do lugar e questiona, por meio da arte, as fronteiras do território, a geografia e a física. “Minha relação com a paisagem repousa numa tentativa primeira de construir um lugar ideal, uma imitação da natureza como retrato fiel das relações de perfeição e equilíbrio”, esclarece, em nota.

Na instalação Hiato, obra de maior dimensão da mostra, Marcelo Moscheta convida o visitante a caminhar entre os galhos, por um corredor criado no interior da peça, e assim sentir a obra na sua relação com a natureza.

Exposição Oréades

Até 19 de agosto. Galeria Camões. Inscrição para visitação pelo formulário online. Gratuito. Livre para todas as idades. 


 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação