Morreu nesta quinta-feira (27/5) o sambista e compositor Nelson Sargento, aos 96 anos. Ele estava internado no Rio de Janeiro, com covid-19, e não resistiu a complicações da doença. Escolas de samba, times de futebol e amantes do samba se despediram no mestre nas redes sociais.
Nelson Sargento era presidente de honra e integrante da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira. Na página oficial da verde e rosa, no Instagram, a escola diz que a partida de Nelson "deixará saudades em todos os amantes do samba e da cultura brasileira. A semente plantada por ele rendeu frutos que estarão eternizados junto à certeza de que o samba agoniza, mas não morre jamais. Vai, amigo Nelson, com seu jeito fino e elegante, se juntar a Cartola, Nelson, Jamelão e outros bambas, fazer uma roda de samba e olhar por nós."
Outra escola de samba carioca, a Mocidade Independente de Padre Miguel, também prestou a última homenagem a Nelson Sargento.
O mundo do samba está de luto! Perdemos o grande Nelson Sargento! Nos solidarizamos com a coirmã Estação Primeira de Mangueira, todos os seus amigos e familiares!
— Mocidade Independente (de ????) (@GRESMIPM) May 27, 2021
Obrigado por tudo Nelson! ???? pic.twitter.com/zgjRTZDt6U
Rivalidades à parte, a Portela foi outra agremiação que mostrou pesar com a partida do sambista, "no auge de seus 96 anos"
Luto! Portela lamenta a morte de Nelson Sargento
— Portela (@PortelaNoAr) May 27, 2021
O samba hoje está de luto. Infelizmente, perdemos nosso querido Nelson Sargento, no auge de seus 96 anos, para a Covid-19. O sambista foi diagnosticado com coronavírus na sexta-feira, 21, quando foi internado. pic.twitter.com/FK4U8zEt3t
Alcione postou um vídeo no Instagram em que define Nelson como "de uma linhagem que quase não se encontra mais. Um lorde."
O cantor Tico Santa Cruz lembrou-se do primeiro encontro que teve com Nelson Sargento, na casa de Caetano Veloso. "Conversamos muito porque ele estava fazendo um canal no youtube e iríamos marcar um bate papo", recordou-se.
Tive privilégio de conhecer o mestre Nelson Sargento na casa do Caetano Veloso! Lá conversamos muito porque ele estava fazendo um canal no youtube e iríamos marcar um bate papo! Meus sentimentos a família e aos amigos! obrigado por tudo mestre ?????? pic.twitter.com/6403kIzcDh
— Tico Santa Cruz Vacina Para Todos! (@Ticostacruz) May 27, 2021
Zeca Pagodinho postou um vídeo em que se diz de luto e exalta o legado deixado pelo "baluarte do samba e da cultura".
O Vasco da Gama lembrou do sambista como um "amigo" do time de São Januário
É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de um dos grandes nomes da história do samba e um grande amigo do Vasco, Nelson Sargento.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) May 27, 2021
Desejamos muita força aos amigos, familiares e fãs neste momento de profunda dor. https://t.co/64MwPKA2Gg
Veja outras homenagens
E segue o pranto
Nelson Sargento
????— Lulu Santos (@LuluSantos) May 27, 2021
Isso é um hino, Nelson sargento nunca vai morrer https://t.co/hIolIzKDve
— Marcelo D2 (@Marcelodedois) May 27, 2021Meus sentimentos a todos familiares do Grande Nelson Sargento! pic.twitter.com/bgMmLdrTPy
— João Diamante ???? (@joaodiamantee) May 27, 2021Fiquei triste com a morte do grande Nelson Sargento, símbolo da Mangueira. Mais uma vítima dessa tragédia que poderia ter sido evitada. Foi um prazer conviver com ele. Envio meus sentimentos aos familiares e aos sambistas de todo o Brasil. Que nasçam novos Nelson Sargento.
— Lula (@LulaOficial) May 27, 2021
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.