Documentário

Está no ar o 3º episódio da série ‘A importância do quadrinho nacional’

Intitulado ‘Preto nanquim’, o episódio tem participação de Andreza Delgado, LØAD, Thiago Carneiro, Rafael Calça, Ana Cardoso, PJ Kaiowá e muitos mais

Correio Braziliense
postado em 17/05/2021 11:46 / atualizado em 17/05/2021 11:46
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O terceiro episódio da série documental A importância do quadrinho nacional já está disponível no canal do Youtube da HQs digital social comics. Chamado Preto nanquim, o episódio fala sobre a vivência negra nas histórias em quadrinhos, considerada a nona arte. O roteiro e direção ficam por conta de Alexandre Aleixo, enquanto Jhonatan Marques, roteirista do Porta dos fundos e apresentador da Huuro, faz a apresentação.

Foram convidados para participar Andreza Delgado, Rafael Calça, Ana Cardoso, Alex Mir, Mandy Barros, LØAD, Kione Ayo, PJ Kaiowá, Ana Paloma Silva, Thiago Carneiro, entre outros. No total, 15 depoimentos foram recolhidos.

O episódio começa com um panorama histórico sobre a produção de quadrinhos no Brasil, com foco na maneira como os personagens negros foram abordados ao londo do tempo, com explicações acerca das práticas de embranquecimento e de blackface. Em seguida, o capítulo resgata a importância da visibilidade afro-brasileira e do protagoniso negro nas narrativas. Por fim, o episódio traz os depoimentos dos convidados que falam sobre a relação entre sonho e realidade.

O primeiro e segundo episódios da série A importância do quadrinho nacional estão disponíveis no canal do Youtube da Social Comics. Além desta série, estão disponíveis títulos como Orixás - do Orum ao Ayê, a série Wardogs Chronicles, Quando você foi embora, Valkíria - olhos de cristal, Orixás - o dia do silêncio, Segundo tempo, Folklóricas e Valkíria - a fonte de juventude, todos criados por artistas negros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação