Ruth de Souza completaria 100 anos nesta quarta-feira (12/5). Com 50 anos de carreira, a atriz foi a primeira negra a se apresentar no Theatro Municipal e primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, pelo papel em Sinhá moça, em 1954. Fez mais de 30 novelas na Rede Globo de Televisão e foi a primeira atriz negra a interpretar uma protagonista em um folhetim da emissora.
A atriz morreu em julho de 2019, aos 98 anos. O último trabalho na televisão foi na série Se eu fechar os olhos agora, disponível no Globoplay. Ela também participou, entre outros, de A cabana do Pai Tomás, O bem amado, Cambalacho, Mandala, Rainha da Sucata, O clone e Senhora do destino.
Nas redes sociais, vários artistas prestaram homenagens à artista. Veja algumas publicações:
Nascia neste dia, em 1921, dona Ruth de Souza referência do teatro, cinema e televisão no Brasil.
— Rodrigo França ????? (@franca_rodrigo) May 12, 2021
Hoje ela completaria 100 anos. Nossa ancestral, nossa dama do teatro. pic.twitter.com/1DdjyOJH6D
Bom dia! Ruth de Souza faria 100 anos hoje. Ruth foi atriz do Teatro Experimental Negro, atuou em mais de 30 filmes, mais de 20 novelas e foi a primeira atriz brasileira a receber uma indicação ao prêmio de melhor atriz no festival de cinema de Veneza. pic.twitter.com/ZreuGJxg9t
— Bruno Teixeira (@bruno_rteixeira) May 12, 2021
Viva o centenário de Ruth de Souza! pic.twitter.com/lKjkzTPDhF
— Armando Babaioff (@babaioff) May 12, 2021
Ver essa foto no Instagram
Ruth de Souza também foi homenageada pelo Google Doodle, que fez um desenho da artista ainda jovem em frente ao palco de um teatro.
O #GoogleDoodle de hoje celebra a atriz Ruth de Souza, uma das primeiras atrizes negras da história do teatro brasileiro. Além dos palcos, Ruth também fez muito sucesso na televisão e no cinema, abrindo caminho para muitos outros artistas negros no Brasil e no mundo. pic.twitter.com/uorWgQUL6n
— Google Brasil (@googlebrasil) May 12, 2021
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.