Uma empreitada entre colegas de curso da Universidade Católica de Brasília, a partir de um investimento de R$ 5 mil, resultou não apenas no Trabalho de Conclusão de Curso, mas se estendeu para uma premiação internacional na Índia. Feito em caráter independente, o curta-metragem Castigo venceu o prêmio principal do 1º Gona Film Awards, em Sivaganga.
Com exibições nos Estados Unidos, Canadá e África do Sul, o filme que reuniu os talentos do diretor Iago Kieling, do produtor Caio Almeida e do diretor de arte Benny Leite, no exterior, venceu ainda as categorias de melhor filme e melhor ator (Lúcio Campello) na Argélia, em trajetória que somou ainda outras 13 seleções para festivais internacionais e brasileiros.
Produzido em 2018, o curta-metragem teve, na origem, inspiração na clássica obra de 1866 Crime e castigo, do russo Dostoiévski. Muitos dos sentimentos e dos espaços de marginalização do protagonista literário foram transpostos para o filme previsto para ser integrado às plataformas digitais do festival Gona.
Expressando o descontentamento com o desrespeito à vida e à facção negacionista do Brasil, o ator Lúcio Campello, com o filme, crê mostrar ao mundo outro lado da conduta brasileira. "Por meio da arte, e do cinema, mostramos ao mundo um pouco do Brasil", reafirma o diretor Iago Kieling, em material de divulgação. Confira o teaser :
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.